O Índice de Preços de Consumo (IPC) desceu seis décimas em fevereiro e situou-se em 2,8%, devido sobretudo aos preços da eletricidade e dos alimentos, de acordo com dados provisórios avançados pelo INE esta quinta-feira.
O valor do IPC em fevereiro, que se estabeleceu em 2,8%, é a percentagem mais baixa desde agosto do ano passado. Como referido, os preços da energia e dos alimentos contribuíram fortemente para a descida da inflação em Espanha, com os combustíveis a impedirem uma queda mais pronunciada deste valor.
Por outro lado, os combustíveis, cujos preços aumentaram em fevereiro deste ano enquanto diminuíram no mesmo mês de 2023, fizeram subir a inflação.
Por seu lado, a inflação subjacente – o índice sem produtos alimentares não transformados e energéticos – caiu duas décimas de ponto percentual em termos homólogos em fevereiro, para 3,4%, o nível mais baixo desde março de 2022, e que tem vindo a moderar há sete meses consecutivos.
Em cadeia, a taxa de inflação subiu duas décimas de ponto percentual em fevereiro, para 0,3%.
Quanto aos dados harmonizados para comparação com a Europa, a taxa de variação homóloga do IHPC foi de 2,9%, menos seis décimas de ponto percentual que no mês anterior, enquanto a variação mensal foi de 0,4%.
Os dados definitivos da inflação em Espanha em fevereiro serão divulgados em 14 de março.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com