[weglot_switcher]

Espanha tem a hora errada…há 76 anos

A explicação está associada à relação entre Francisco Franco e Adolf Hitler, mas o atual governo espanhol poderá corrigir o problema já no próximo ano.
21 Junho 2017, 12h41

Em Espanha, a maioria das lojas estão fechadas depois do almoço e a siesta é uma tradição. Da mesma forma, os espanhóis são conhecidos por jantarem mais tarde do que a maioria dos restantes europeus. Segundo escreve a revista Volta ao Mundo, a justificação pode estar num desacerto na hora em Espanha que faz com haja uma hora a mais nos relógios do país.

Há 76 anos que a hora em Espanha não corresponde aos mesmos critérios dos outros países da Europa. Quando Francisco Franco chegou ao poder e instaurou a ditadura em Espanha, em 1941, quis mostrar apoio ao também ditador Adolf Hitler. Para isso, acertou a hora em Espanha com a de Berlim, acrescentado uma hora ao fuso horário espanhol.

Com a Segunda Guerra Mundial, Espanha poderia ter voltado à hora anterior, igual à de Portugal continental, mas não o fez. O atual governo espanhol, liderado por Mariano Rajoy, já falou sobre esse assunto e, apesar de não haver ainda um plano definido, a data de março de 2018 foi referida como uma possibilidade, segundo a Volta ao Mundo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.