[weglot_switcher]

Espanhóis da Nextil entram em Portugal

Honding do setor da moda comprou a SICI, empresa sediada em Braga – que assim se junta a um grupo com fábricas na Europa e nos Estados Unidos.
28 Setembro 2018, 11h35

A holding espanhola Nextil, do setor da moda e vestuário, acaba de dar entrada no mercado português, através da compra de uma empresa nacional, a SICI93, revela o grupo espanhol em comunicado enviado à comissão de mercados de valores imobiliários espanhola, a CNMV.

O comunicado refere que a Nextil conclui a compra da Sociedade Portuguesa de Investimentos Comerciais e Industriais (SICI), especializada na criação de marcas de luxo, sendo esta a primeira operação do grupo espanhol em território português, realizada através da sua subsidiária Tripoli Investments.

A SICI93 é um fabricante de vestuário de malha especialmente voltado para o mercado de alta qualidade, trabalhando de perto com algumas das mais prestigiosas casas de moda e designers do mundo.

Sediada em Braga, a SICI encerrou 2017 com um lucro operacional bruto (EBITDA) de 3,7 milhões de euros e vendas de 21,7 milhões de euros, que deverão subir até aos 23 milhões no final deste ano.

A Nextil concordou em comprar 100% das ações da empresa de Braga, embora a transação esteja sujeita “ao cumprimento de determinadas condições no último trimestre de 2018”, destacou a empresa em um comunicado à o CNMV.

A aquisição permitirá ao grupo espanhol criar uma unidade de negócios no setor de luxo. No comunicado, a Nextil afirma que a aquisição é “mais um passo no sentido de atingir os objetivos definidos no seu plano estratégico, focado em ser um fornecedor de referência abrangente a nível europeu”. A Nextil pretende atingir um volume de negócios de 200 milhões de euros em 2020.

O grupo espanhol surgiu em 1954, com a abertura da sua primeira unidade industrial em El Masnou-Barcelona. Listado na Bolsa de Madrid, o grupo tem três fábricas próprias na Europa e nos Estados Unido, bem como em Marrocos, Turquia, Tunísia e Camboja em regime de parceria. Tem presença comercial nos cinco continentes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.