Espanhóis estabelecem morada em Portugal para não ficarem sem carta

Em causa está o facto de terem poucos pontos na carta. Espanhóis optam pela fraude: trocar o título por um de Portugal.

Algumas centenas de condutores espanhóis estabeleceram residência em Portugal para poderem trocar a carta de condução espanhola por uma portuguesa. A notícia foi avançada na edição de segunda-feira do “Jornal de Notícias”.

De acordo com o matutino, há centenas de cidadãos espanhóis que estão a estabelecer residência em Portugal para poderem continuar a conduzir, dado que perderam pontos no título original.

Uma prática que é ilegal, uma vez que a proibição de conduzir se mantém no país de origem, neste caso, em Espanha. Segundo o jornal, no mês de dezembro, por exemplo, um condutor foi intercetado em Badajoz pelas autoridades e foi obrigado a cumprir 31 dias de trabalho comunitário.

A 1 junho do ano passado, Portugal passou a ter o sistema por pontos nas cartas de condução, dando seguimento à prática já iniciada por diversos países da Europa. Por cada contraordenação grave ou muito grave, ou crime rodoviário, serão subtraídos pontos.

Caso o condutor não cometa este tipo de infração podem ser atribuídos pontos. Por outro lado, aquando da prática de uma contraordenação muito grave, na sua generalidade, são retirados quatro pontos e cinco se se tratar de contraordenações muito graves.

No final de cada período de três anos sem que sejam praticadas contraordenações graves ou muito graves, ou crimes de natureza rodoviária, são atribuídos três pontos ao condutor, sendo que a pontuação máxima é de 15.

 

Ler mais
Relacionadas

A partir de hoje pode renovar a carta de condução na Internet

Esta segunda-feira entra em funcionamento o novo serviço online do IMT, onde os condutores podem renovar ou substituir a carta de condução em vez de se deslocarem a um balcão comum.

Nova morada já não significa nova carta de condução

A partir de janeiro, quando mudar de morada já não precisa alterar a carta de condução. Dados serão atualizados consoante os registos do cartão de cidadão.

Sabia que circular na faixa do meio dá multa e tira pontos à carta?

A medida está em vigor desde junho, mas até agora as forças de segurança levantaram apenas quatro autos por contraordenações.
Recomendadas

Supremo Tribunal de Justiça confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

Embora o antigo presidente do Banco Privado Português (BPP) tenha sido condenado pelo Tribunal da Relação a uma pena efetiva de cinco anos e oito meses de cadeia, tal resultou do cúmulo jurídico das penas inferiores aplicadas aos vários crimes de falsidade informática e de falsificação de documentos dos quais foi considerado culpado.

Governo não altera medidas do estado de emergência. Plano de desconfinamento apresentado a 11 de março

António Costa referiu que as medidas adotadas têm continuado a produzir os efeitos desejados no controlo da pandemia. Plano de desconfinamento será feito de forma gradual, tal como aconteceu em 2020.

António Guterres é recandidato à liderança da ONU. Com que apoios pode contar?

António Guterres apresentou a recandidatura a um segundo mandato como secretário-geral da ONU a janeiro de 2021. O Governo elogiou o desempenho do antigo governante português nas Nações Unidas, durante um período especialmente “doloroso” e “desafiante”, tendo formalizado o apoio à sua recandidatura.
Comentários