[weglot_switcher]

Espanhóis estabelecem morada em Portugal para não ficarem sem carta

Em causa está o facto de terem poucos pontos na carta. Espanhóis optam pela fraude: trocar o título por um de Portugal.
10 Janeiro 2017, 08h38

Algumas centenas de condutores espanhóis estabeleceram residência em Portugal para poderem trocar a carta de condução espanhola por uma portuguesa. A notícia foi avançada na edição de segunda-feira do “Jornal de Notícias”.

De acordo com o matutino, há centenas de cidadãos espanhóis que estão a estabelecer residência em Portugal para poderem continuar a conduzir, dado que perderam pontos no título original.

Uma prática que é ilegal, uma vez que a proibição de conduzir se mantém no país de origem, neste caso, em Espanha. Segundo o jornal, no mês de dezembro, por exemplo, um condutor foi intercetado em Badajoz pelas autoridades e foi obrigado a cumprir 31 dias de trabalho comunitário.

A 1 junho do ano passado, Portugal passou a ter o sistema por pontos nas cartas de condução, dando seguimento à prática já iniciada por diversos países da Europa. Por cada contraordenação grave ou muito grave, ou crime rodoviário, serão subtraídos pontos.

Caso o condutor não cometa este tipo de infração podem ser atribuídos pontos. Por outro lado, aquando da prática de uma contraordenação muito grave, na sua generalidade, são retirados quatro pontos e cinco se se tratar de contraordenações muito graves.

No final de cada período de três anos sem que sejam praticadas contraordenações graves ou muito graves, ou crimes de natureza rodoviária, são atribuídos três pontos ao condutor, sendo que a pontuação máxima é de 15.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.