[weglot_switcher]

Esqueceu-se da password de acesso ao Windows? Aprenda a recuperar

O Windows recusa-se a deixá-lo entrar na sua sessão de utilizar ou esqueceu-se da sua password? Veja como rectificar o problema ao redefinir a palavra-passe de acesso ao Windows.
17 Maio 2018, 15h00

Por mais absurdo que possa parecer, todos nós sofremos das chamadas “brancas”, perdas momentâneas de memória, que em certas ocasiões se podem revelar desastrosas. O início de uma sessão de utilizador no Windows poderá ser uma dessas ocasiões, mas esta poderá ser facilmente resolvida se, em vez de uma palavra-passe, estiver a usar um número PIN. Para tal deverá clicar nas opções de acesso e escolher para aceder à sua conta de utilizador utilizando a palavra-passe em vez do código PIN, embora isso implique que deverá lembrar-se dessa palavra.

De seguida aceda ao menu ‘Iniciar’ > ‘Definições’ > ‘Contas e Opções de Início de Sessão’, removendo aqui o PIN actual, antes de poder introduzir um novo. E se, porventura, se tiver esquecido também da palavra-passe? Caso tenha acesso a uma outra conta de utilizador na máquina (com privilégios de administração) ou outro computador, existe a possibilidade de alterar a palavra-passe da sua conta.

Alterar a palavra-passe do Windows
Tanto o Windows 8.1 como o Windows 10 recomendam a utilização da sua conta Microsoft como acesso à conta de utilizador no Windows, ou seja, usar a mesma palavra-passe que utiliza para usar todos os serviços online da Microsoft, como o Outlook.com, o OneDrive e a Xbox. Se este for o caso, e o Windows teima em indicar que tem a palavra-passe errada, então tente aceder à sua conta Microsoft num outro dispositivo para confirmar se o erro é, efectivamente, seu ou do computador. Se a culpa for sua, siga os passos indicados para alterar a palavra-passe da sua conta Microsoft.

Recuperação Microsoft

Comece por aceder à página account.live.com/password/reset e tenha em atenção as instruções indicadas no assistente: ser-lhe-á pedido para introduzir o email de acesso, bem como o texto embutido no captcha (texto integrado numa imagem reproduzida de forma aleatória). De seguida é-lhe dada a oportunidade de escolher de que forma deseja receber o código de segurança: pela app de autenticação da Microsoft, por email ou por SMS.

Após receber o código de segurança, será reencaminhado para uma página que lhe permitirá alterar a palavra-passe, para que possa voltar a entrar na sua conta de utilizador do Windows. Tenha em atenção que o computador tem de estar ligado à Internet, para que o Windows receba e reconheça a nova palavra-passe.

Alterar palavra-passe local
Se em vez da conta Microsoft utilizar uma conta local (ou usar Windows 7 ou anterior), então poderá dar graças a uma pequena falha de segurança do Windows que permite alterar a palavra-passe de uma conta de utilizador desde que tenha acesso a outra conta de utilizador com privilégios de administração na mesma máquina.

Para tal, basta entrar na outra conta de utilizador e abrir a linha de comandos com privilégios de administração, clicando com o botão direito do rato no menu iniciar e escolher a Linha de Comandos com administração, ou Windows PowerShell (Admin) se usar o Windows 10 com as últimas actualizações, escrevendo na linha de comandos net user username newpassword, onde deverá substituir a palavra ‘username’ pelo nome de utilizador da conta que deseja aceder e substituir a palavra ‘newpassword’ pela nova palavra-passe desejada.

Disco de Recuperação Windows

Como alternativa, poderá alterar a sua palavra-passe usando o disco de instalação e recuperação do Windows. Caso não tenha um, poderá usar outro computador com o mesmo sistema operativo que o seu, e aceder à ferramenta ‘Backup e Restauro’, especificando que deseja criar um disco de reparo de sistema, caso esteja a usar o Windows 7, ou escrevendo unidade de recuperação no menu ‘Iniciar’ caso utilize o Windows 8, 8.1 e 10. Certifique-se de que desactivou a opção de fazer uma cópia dos ficheiros do sistema para a unidade de recuperação. Clique em ‘Seguinte’ e siga os passos indicados no assistente, para que possa posteriormente alterar a sua palavra-passe.

Como alterar a palavra-passe de uma conta local

Escolher opção de recuperação

Recuperar_01

Se não conseguir aceder a outra conta de utilizador com permissões de administração, use o disco de instalação ou de recuperação do seu Windows e inicie o processo de recuperação. Após escolher o idioma e localização, clique na opção ‘Reparação do seu Computador’. Se utilizar o Windows 7, certifique-se de que escolhe o disco onde o Windows está instalado, bem como memoria a localização da mesma, para o passo seguinte.

Alterar unidade do Windows

Recuperar_02

Após clicar em ‘Next’, deverá clicar na opção ‘Linha de Comando’ (Command Prompt) e aceder ao disco onde o Windows está instalado. Se utilizar o Windows 8.1 ou 10, o acesso à linha de comandos é diferente; precisa de clicar em ‘Troubleshoot’ > ‘Advanced Options’ > ‘Command Prompt’. Aqui escolha o disco onde o Windows está instalado, clicando em ‘dir’ para confirmar se escolheu o disco certo.

Introduzir comandos

Recuperar_03

Estando no disco onde o Windows está instalado, escreva as seguintes frases, pressionando em ‘Enter’ no final de cada comando: cd Windowssystem32, ren utilman.exe utilhold.exe, copy cmd.exe utilman.exe e exit.exi.

Aceder à Linha de Comandos

Recuperar_04

Reinicie o computador e aguarde até que apareça o ecrã de acesso à sessão de utilizador. Aqui, ao clicar no botão ‘Facilidade de Acesso’, será aberta automaticamente uma janela com a linha de comandos.

Criar nova Palavra-Passe

Recuperar_05

Abrindo a linha de comandos, deverá escrever: net user utilizador password, substituindo a palavra ‘utilizador’ pelo nome de utilizador do qual deseja alterar a palavra-passe e a palavra ‘password’ pela sua nova palavra-passe.

Entrar na conta

Recuperar_06

Não se esqueça de usar uma palavra-passe segura. Introduza-a e confirme que consegue entrar na conta de utilizador. Para restaurar as funções do botão ‘Facilidade de Acesso’, abra a linha de comandos com privilégios de administração (botão direito sobre o menu iniciar) e escreva os seguintes comandos: cd windowssystem32 e copy utilhold.exe utilman.exe.

Mais artigos em www.pcguia.pt

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.