A edição que encerra a Wine & Travel Week (WTW) 2024, no dia 19 de fevereiro, no Palacete Silva Monteiro, a sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, vai incluir um almoço com a assinatura do chefe Renato Cunha, do restaurante Ferrugem, que nos últimos tempos se tem empenhado em reavivar a tradição da cozinha popular em potes de ferro.
O evento, que visa celebrar os 20 anos de existência do projeto que esteve na base da criação da Essência Company – hoje líder em Portugal na produção e divulgação de vinhos, gastronomia e enoturismo – vai levar à cidade do Porto 200 convidados internacionais de 26 nacionalidades, incluindo compradores e jornalistas, e, paralelamente, promover um roteiro por 90 espaços de restauração.
Um programa para “devorar” de 18 a 25 de fevereiro, que arranca com a receção aos participantes nos pós-tours, promovida pelas sete regiões de turismo, a partir das 19h15, no premiado WOW – World of Wine. Já nos dias 19 e 20 de fevereiro, as reuniões B2B decorrem noutro palco, mais concretamente no Museu Nacional Soares dos Reis.
“Estamos perante a maior operação do género, no setor, em Portugal. Têm sido meses intensivos de preparação para que nada falhe e, sobretudo, para que todos os visitantes internacionais reconheçam a capacidade de o nosso País saber receber, saber organizar e saber fazer. Vamos percorrer ao longo da semana alguns dos mais emblemáticos lugares do Porto, como o Museu Nacional Soares dos Reis, a Casa da Música ou o Mosteiro de São Bento da Vitória culminando, claro, no Palácio da Bolsa”, detalha Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência Company, em comunicado.
Não menos importante, realça, serão os pós-tours, no continente e nos arquipélagos, envolvendo boa parte da comitiva internacional de compradores e de jornalistas que estarão connosco”, numa parceria com o Turismo de Portugal, elucida.
Refira-se que, na noite de dia 19, a Casa da Música irá acolher a gala “Best of Wine Tourism” da GWC, da qual a cidade do Porto é única representante portuguesa, e que visa distinguir os vencedores portugueses nas diferentes categorias destes conceituados prémios internacionais de enoturismo.
Outro bom pretexto para participar na WTW é o almoço, no Museu Soares dos Reis, que, no dia 20, terá aos comandos o chef Rui Paula – duas estrelas Michelin no restaurante Casa de Chá-Paço da Boa Nova, que antecede a apresentação do caso de estudo que revolucionou o enoturismo na África do Sul, e que conta com a presença de Mariette du Toit-Helmbold, antiga CEO do Cape Town Tourism Office e atual CEO da Destinate.
No que respeita a novidades, note-se que a WTW terá, pela primeira vez, uma região convidada: Castela e Leão (Espanha), que aproveitará a presença na iniciativa para realizar, em paralelo, a estreia mundial do espetáculo “Merina: o ouro espanhol. Oteiza”. O palco será o Coliseu do Porto, ao final da tarde de dia 20 de fevereiro.
O espetáculo gira em torno da lã de ovelha Merina, destacando a matéria-prima, a tradição e a criação artística, e tem por objetivo associar Castela e Leão a uma atividade que realça a excelência. O espetáculo conta com os premiados criadores de moda Caterina e Paul García Oteyza, o coreógrafo António Najarro, Tagore González, artista multidisciplinar, responsável pela música, e ainda com o Priamo Studio, especializado em design de projetos cénicos, e que aqui é responsável pela cenografia.
No serão da estreia mundial deste espetáculo, a Junta Castilla y León e a Essência Company promovem um jantar reservado aos participantes e a convidados da WTW, no Mosteiro de São Bento da Vitória, onde irão atuar os espanhóis Siloé.
Essência do Vinho – Porto, um cartão de visita
Desde 2004 que o Essência do Vinho – Porto alterou a forma de comunicar os vinhos aos consumidores, marcando o calendário europeu de eventos congéneres. Além de disponibilizar mais de 4.000 vinhos em prova aberta, de mais de 400 produtores representados, nacionais e estrangeiros, promove igualmente o “The Room Experience”, um espaço exclusivo para provar vinhos de topo de 20 das grandes famílias mundiais do vinho.
Duas slots /dia, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, permitirão aceder a rótulos marcantes de produtores como Bouchard Père et Fils (França), Castello Bandi (Itália), Castello di Montepó (Itália), Château Pichon Baron (França), Clos Apalta (Chile), Dr. Loosen (Alemanha), Júpiter (Portugal), Marqués de Murrieta (Espanha), Mouchão (Portugal), Niepoort (Portugal), Penfolds (Austrália), San Marzano (Itália), Taylors (Portugal), entre outros.
A programação do Essência do Vinho – Porto, no capítulo internacional, contará também com provas comentadas de referências incontornáveis, como Vega Sicília (Rioja, Espanha), Château Lynch-Bages (Bordéus, França), Dr. Loosen (Mosel, Alemanha), Penfolds (Austrália), Raül Bobet (Priorat, Espanha) e Santiago Ruiz (Rias Baixas, Espanha).
Muito mais haverá para descobrir na WTW, que nunca esquece a vertente gastronómica da cidade, promovendo uma vez mais o roteiro “Gosto do Porto”, pensado pela Revista de Vinhos para celebrar o Porto e a gastronomia de origem, os restaurateurs, os cozinheiros e os sommeliers, e que congrega a sugestão de 90 spots na cidade, que poderão ser experimentados pelos visitantes e participantes da WTW e do Essência do Vinho – Porto.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com