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Esta aplicação conseguiu salvar 900 mil refeições do lixo em Portugal em três anos

Apesar de atualmente só estarem a atuar em Lisboa e Cascais, os planos de expansão a curto prazo, incluem o alargamento da aplicação para a zona do Porto, onde a empresa está a planear “ter uma presença forte até ao final deste ano”. 
  • Phenix App
21 Novembro 2019, 13h25

E se o desperdício alimentar fosse combatido com uma aplicação móvel que carregamos no bolso? Este é um dos objetivos da Phenix, uma empresa criada em 2014 em França, e que quer combater o desperdício alimentar e não alimentar. Desde que surgiu na Europa, já conseguiu salvar mais de 60 milhões de refeições do caixote do lixo.

Presentes em Portugal desde 2016, dois anos depois de ter sido criada, a empresa já conseguiu ‘resgatar’ mais de 900 mil refeições do lixo, evitando o desperdício alimentar. Este ano, a app ficou disponível a todos os cidadãos de Lisboa e Cascais , onde é possível “comprar alimentos considerados excedentes de produção de restaurantes, padarias, pastelarias, mercearias, frutarias, a preços reduzidos”.

Em Portugal são desperdiçados perto de um milhão de toneladas de alimentos, o equivalente a 17% da produção anual nacional. Segundo o projeto ‘Perda’, deste total, 28% tem origem na distribuição e comércio dos alimentos e cerca de 32% tem origem no consumo doméstico e na restauração.

Para diminuir o desperdício alimentar e não alimentar, a Phenix uniu-se a alguns supermercados, de forma a entregar os excedentes a instituições de solidariedade social, além da empresa dar formação aos colaboradores de grandes superfícies e muitos excedentes são ainda transformados para consumo animal.

Muitos produtos que estão em excedente das lojas, e que acabariam por ir para o lixo, são vendidos na aplicação móvel da Phenix, com preços que podem apresentar reduções de 50%. “O comerciante insere o cabaz na aplicação com um breve descritivo do que contém, permitindo ao utilizador saber o que está a adquirir. Desta forma reduzimos o risco dos consumidores acabarem por desperdiçar o que estão a comprar”, sustenta a empresa.

Apesar de atualmente só estarem a atuar em Lisboa e Cascais, os planos de expansão a curto prazo, incluem o alargamento da aplicação para a zona do Porto, onde a empresa está a planear “ter uma presença forte até ao final deste ano”.

O diretor-executivo da Phenix Portugal, Frederico Macedo Santos, admite que “chegámos à conclusão que o problema não provém só de uma parte ou outra da cadeia de produção, distribuição e consumo, mas é sim um cenário crítico em que todos os intervenientes têm responsabilidades”.

Atualmente, a aplicação conta com um total de 270 mil utilizadores e dois mil comerciantes parceiros nos cinco países onde atua (França, Bélgica, Suíça, Portugal e Espanha). Em Portugal, a empresa admite que já conta com mais de quatro mil utilizadores.

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