[weglot_switcher]

“Estado deve ajudar a construir um mercado de arrendamento”, dizem promotores e investidores imobiliários

Líder da APPII diz que ‘vistos gold’ já trouxeram mais de 5,5 mil milhões de euros para Portugal e ainda tem maturidade suficiente para evoluir. E que propôs ao governo que se transformassem num ‘social, smart and green visa’.
27 Junho 2021, 15h00

Hugo Santos Ferreira, 37 anos, licenciado em Direito e antigo advogado na Cuatrecasas, foi eleito há um mês presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII), na qual já era dirigente desde 2014, primeiro como secretário-geral e depois como vice-presidente executivo. Em entrevista ao Jornal Económico defende uma visão para o sector: combater a burocracia e contribuir para que o imobiliário se inclua na luta verde e pela mudança de paradigma no modelo ecológico europeu.

O sector Imobiliário representa cerca de 30 milhões de euros no PIB (239% em 2019), ou seja, um pouco mais de 8%. Pode crescer?
Sim. Desde 2014, o sector tem crescido cerca de 20% ao ano, tanto em volume de investimento como de transações. Foi assim até ao início da pandemia. A partir daí, no ‘lockdown’, houve uma desaceleração; mas também, até por incremento das vendas on-line, nos períodos de desconfinamento seguiram-se sempre rápidas recuperações. Em julho e agosto de 2020 tivemos dois dos melhores meses do imobiliário de sempre. Ou seja, os negócios, que foram ficando em suspenso, concretizaram-se.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.