[weglot_switcher]

Estados Unidos aplicam tarifas de 1.150 milhões em retaliação à ‘taxa Google’ francesa

Tarifas serão aplicadas em malas, produtos de maquilhagem e higiene. Medida será aplicada após uma moratória de seis meses.
11 Julho 2020, 21h02

O representante comercial dos Estados Unidos anunciou que o país vai impor tarifas de 1.150 milhões de euros para produtos franceses em retaliação à chamada ‘ taxa Google’ que afeta multinacionais americanas como Facebook, Apple, Google e Amazon, informa o espanhol “El Economista” este sábado, 11 de julho.

A Administração de Donald Trump acredita que essa taxa é injusta e expressamente direcionada contra as empresas norte-americanas em questão e como tal, irá tributar produtos como malas, produtos de maquilhagem e higiene, numa medida que será aplicada após uma moratória de seis meses.

“A medida adotada neste sábado envia uma poderosa mensagem contra impostos discriminatórios direcionados contra empresas americanas, o que não leva à modernização do sistema tributário global”, referiu o presidente da Associação da Indústria de Comunicações e Computadores, Matt Schruers, ao “Politico”.

“As mudanças nas regras tributárias devem ser negociadas de boa fé e através de uma abordagem de consenso na OCDE, que lida com as mudanças na economia digitalizada global”, acrescentou.

O presidente do Comité de Finanças do Senado dos Estados Unidos, Chuck Grassley, afirmou que “estas taxas de retaliação não são ideais, mas a recusa do governo francês em abandonar a sua imposição unilateral de impostos injustos e punitivos contra empresas americanas deixou o nosso governo sem opções”.

De recordar que os Estados Unidos retiraram-se em junho das negociações da OCDE sobre este imposto e alertaram para uma resposta com medidas de “proporções relevantes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.