[weglot_switcher]

Estes são os postos de combustível com os preços mais baixos em Portugal

Distrito de Coimbra é o que tem mais postos no ranking de preços mais baixos de gasóleo simples e gasolina 95 simples. Mas os distritos do Porto e de Coimbra também contam com postos.
15 Outubro 2021, 10h44

Num momento em que os preços dos combustíveis estão a disparar nas bombas, os portugueses estão cada vez mais atentos aos preços e descontos da gasóleo e gasóleo.

No ranking dos postos mais baratos em Portugal, o distrito de Coimbra surge em destaque, mas os distritos de Lisboa e Porto também contam com postos.

Em termos de gasóleo simples, o posto mais barato fica localizado no Intermarché de Pombal (distrito de Leiria) com o preço de 1,419 euros litro. Segue-se o Intermarché Marinha da Guia (Leiria) com o preço de 1,419 euros por litro e a Cepsa de Cucujães (Aveiro) com o valor de 1,424 euros por litro.

O ‘top 5’ do diesel é fechado pelo Intermarché de Valongo (Porto) com o preço de 1,439 euros por litro e pelo Intermarché em Lavos, distrito de Coimbra (1,439 euros por litro). O posto de Valongo fica localizado a 15 quilómetros da cidade invicta, segundo os dados da DGEG.

Olhando para a gasolina simples 95, o primeiro prémio vai para a margem sul do Tejo: 1,619 euros por litro no Intermarché de Fernão Ferro.

Mais a norte, segue-se o Intermarché do Cadaval (Lisboa) com o preço de 1,629 euros por litro. Este posto fica a cerca de 70 quilómetros de Lisboa.

Na terceira posição surge um posto repetido: o Intermarché da Rua das Flores em Lavos, concelho da Figueira da Foz, com o preço de 1,629 euros por litro.

O ‘top 5’ é fechado pelo Intermarché de Ponte de Sor (Portalegre) com o preço de 1,629 euros por litro, e pelo Intermarché da Figueira da Foz (Coimbra) com o valor de 1,629 euros por litro.

O preço dos combustíveis vai voltar a subir na próxima semana: um cêntimo e meio tanto na gasolina como no gasóleo, disse fonte do sector à “SIC Notícias”. Esta semana, o preço do gasóleo subiu mais de três cêntimos e a gasolina dois cêntimos.

Os preços dos combustíveis dispararam mais de 30% em Portugal no espaço de um ano e meio, sobrecarregando os bolsos de empresas e famílias.

Analisando o período desde o início de 2020 até ao dia de hoje, o preço do gasóleo simples atingiu um mínimo em maio de 2020: 1,140 euros por litro. Atualmente, o preço médio do mês de outubro atinge os 1,503 euros por litro.

A partir daqui voltou a subir novamente até agosto de 2020 (1,237 euros por litro), descendo depois para 1,203 euros por litro em outubro do ano passado. Desde então a sua subida foi imparável.

Já a gasolina simples 95 também sofreu uma subida avassaladora desde meados do ano passado. Em abril de 2020, a gasolina atingia um preço médio de 1,254 euros por litro na bomba. Neste momento, este combustível custa 1,699 euros por litro, mais 35% face a abril do ano passado.

Olhando para os preços diários, a 2 de maio de 2020, a gasolina atingiu o preço mais baixo (no período entre o início de 2020 e o dia de hoje): 1,23 euros por litro. Ao dia de hoje, o preço médio da 95 está nos 1,74 euros por litro. Contas feitas, a gasolina 95 simples custa mais 41,4% quando os portugueses vão às bombas.

A subida dos preços está diretamente relacionada com o aumento do preço do barril de petróleo de Brent, a referência para Portugal: no espaço de um ano o Brent disparou 96% para 83,18 dólares (preço de fecho de quarta-feira).

Numa análise aos preços dos combustíveis no primeiro semestre deste ano, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) concluiu que a carga fiscal em Portugal pesa 63% no preço final da gasolina simples 95, contra os 60% da média europeia. No caso do gasóleo simples, o regulador aponta que a carga fiscal em Portugal pesa 58% conta os 54% a nível europeu.

O preço dos combustíveis está a provocar a revolta nas redes sociais. Mais de 200 mil pessoas já aderiram ao grupo “Greve aos combustíveis” que defende uma greve aos abastecimentos nos dias 15, 21, 22, 28 e 29 de outubro, assim como o bloqueio das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.

O Governo tem apontado o dedo às margens de lucro das gasolineiras e petrolíferas. Para tentar conter o que considera ser a prática de margens excessivas, o executivo de António Costa apresentou uma proposta, já aprovada pelo Parlamento, para limitar as margens nos combustíveis. Nas contas do Governo, este mecanismo permitiria a descida de nove cêntimos por litro de gasolina, e um cêntimo por litro no gasóleo.

 

  • Notícia corrigida às 14h30 para alterar a informação que o Intermarché que surgia identificado como de Coimbra fica localizado em Lavos, Figueira da Foz.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.