O mundo está cada vez mais interligado pela internet, o que obriga cidadãos e organizações a terem de contar com este canal de comunicação. Na última década, o número de assinantes de serviços de acesso à internet aumentou mais de 78% em Portugal, para 3,79 milhões, no ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Os últimos dados do Bareme Internet, produzido pela Marktest, indicam que, no ano passado, 76% dos portugueses com 15 e mais anos acediam à internet, através de computador, do telemóvel ou tablet, mais um ponto percentual do que em 2019. Com a pandemia de Covid-19, esta relação intensificou-se, com 59% dos portugueses a afirmarem terem recorrido ao comércio online, no início deste ano, segundo dados do Observador Cetelem 2021, mais 21 pontos percentuais do que em 2019. São estes dados que tornam este um meio incontornável para as empresas conseguirem comunicar com todos os públicos.
O marketing digital oferece uma resposta diferente às empresas que procuram novas abordagens e, nesse sentido, uma estratégia de marketing sucesso, que passa sempre pela compreensão do potencial e aposta nas redes sociais. Mas como devem as empresas usar as redes sociais para diferenciarem as suas mensagens, no âmbito do marketing digital? De acordo com a Forbes, há cinco dicas fulcrais de como usar as redes sociais para criar estratégias vencedoras.
1. Definir o factor distintivo da marca face às demais
O primeiro passo a dar quando uma empresa ou marca decide apostar nas redes sociais é identificar o que a distingue das demais concorrentes, para assim entender quais os potenciais pontos de vantagem perante o restante mercado.
Para definir o factor distintivo, determine-se o tipo de conteúdo das mensagens que a empresa ou marca quer começar a transmitir, sendo que o conteúdo deve ser aquilo que serve de base ou motivo para, além de que a mensagem transmitida deve ser exequível. No fundo, defina-se o que faz de melhor e assegure-se que o público percebe.
2. Definir público-alvo
O segundo passo é definir o público-alvo, sendo que tem de estar claro quem são. A empresa deve saber onde está esse público, como comunica, onde procura informação e como pratica hábitos de consumo. Depois há que estabelecer uma relação. Quanto mais assertiva melhor.
3. Criar conteúdos relevantes
Estabelecido o diferencial e identificado o público-alvo há que criar conteúdo relevante para a audiência da empresa ou marca. Para isso, as redes sociais não podem ser só uma vitrine, devem ser um veículo de mensagens importantes que mantenham o interesse do público vivo, as mensagens devem evidenciar o factor distintivo da companhia e devem ajudar a criar credibilidade junto do público-alvo. Como? A empresa deve manter uma boa comunicação, inovadora e autêntica.
4. Humanização
Embora o propósitdo da rede social para uma marca ou empresa seja profissional, a humanização do perfil deve ser uma aposta, comunicando valores, crenças, a história da empresa ou episódios de bastidores.
5. Quando e como ‘postar’
A publicação de posts deve ser diária, para que a companhia não caia no esquecimento do seu público-alvo. ‘Como postar’? Todos os mecanismos devem ser aproveitados: as tradicionais publicações no feed (mural); recurso a stories; e não esquecer as vantagens das ‘collabs’, as famosas parcerias com os famigerados influenciadores ou outras marcas com uma presença que complemente o que tem para oferecer ao público-alvo.
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