Os dados do estudo do Observador Cetelem, “Intenções de Consumo 2026”, revelam que metade dos inquiridos acredita que este ano será melhor do que 2025. Uma subida face aos 46% registados no ano anterior, enquanto apenas 12% antecipam um cenário financeiro mais difícil, mantendo-se o valor registado no ano anterior, indica a Cetelem em comunicado.
O estudo explica que, apesar da pressão persistente sobre o orçamento familiar, 28% dos portugueses classificaram 2025 como um ano “muito bom”, uma subida face aos 25% registados em 2024, e, de uma forma geral, a maioria dos inquiridos (62%) avalia positivamente o último ano.
No plano das finanças pessoais, a perceção de melhoria aumentou: 23% afirmam estar melhor do que há um ano (vs. 18% em 2024), apontando para uma recuperação progressiva do poder de compra e da estabilidade orçamental. Dos restantes, metade assume uma situação económica idêntica à verificada há um ano e 27% assumem sentir-se pior.
De acordo com o estudo divulgado pelo Observatório Cetelem, estes resultados “refletem um cenário de confiança moderada, em que os portugueses continuam atentos ao contexto económico, mas com expectativas mais otimistas para o futuro”.
Os inquiridos no estudo indicaram que viajar é o principal objetivo para 2026 (44% dos inquiridos), seguido das renovações da casa (30%) e da compra de novos equipamentos eletrónicos ou tecnológicos (19%). Para tal, 60% dos inquiridos indicaram que não tencionam recorrer a qualquer tipo de financiamento. Sendo que a análise detalhada revela que as soluções de financiamento mais escolhidas são o crédito pessoal (14%) e o cartão de crédito (14%).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com