[weglot_switcher]

Estudo associa dietas com poucos hidratos de carbono a menor esperança de vida

As dietas centradas nas proteínas têm ganho grande popularidade mas o ideal para a saúde humana é, diz uma investigação publicada nos EUA, o consumo moderado de hidratos de carbono.
19 Agosto 2018, 11h48

As dietas com poucos hidratos de carbono ganharam popularidade nos últimos anos, sendo inclusive consideradas mais saudáveis, mas um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado recentemente vem dizer precisamente o contrário.

Segundo a investigação publicada pela revista cientifica ‘The Lancet Public Health’ consumir moderadamente arroz, pão, massa, cereais e batatas é a opção mais aconselhável, já que a susubstituição por fontes de alimento e gordura de origem animal, como carne de porco, vaca e frango,  pode encurtar os anos de vida.

O estudo aponta para que as pessoas mais  de 50 anos de idade com o consumo moderado de hidratos de carbono vivam em média mais 33 anos. Isso representa quatro anos a mais do que as pessoas que recebem 30% ou menos de sua energia a partir dos hidratos de carbono.

Sara Seidelmann, médica e pesquisadora do Hospital Brigham and Women, em Boston, que liderou esta pesquisa, adianta que a substituição dos hidratos de carbono por proteína ou gordura, muito populares na América do Norte e na Europa como estratégia de saúde e perda de peso, devem ser desencorajadas.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.