[weglot_switcher]

Estudo em casa regressa esta segunda-feira com incidência no básico e alargado ao secundário

Depois de cinco semanas em que a RTP Memória repôs blocos pedagógicos temáticos do ano anterior, arrancam esta segunda-feira, 19 de outubro, os programas do ano letivo 2020/21. Uma das novidades é a criação de um bloco de orientação para o trabalho autónomo.
  • Estudo em Casa
19 Outubro 2020, 08h05

Inicia-se esta segunda-feira, 19 de outubro, na RTP o programa do Estudo em Casa para o ano letivo 2020/2021, depois de cinco semanas em que a RTP Memória repôs blocos
pedagógicos temáticos do ano anterior, em linha com o que aconteceu nas escolas que dedicaram este tempo especificamente à recuperação de aprendizagens.

Esta nova fase vai acompanhar o calendário escolar definido pelo Ministério da Educação e terá uma incidência particular no Ensino Básico.

O #EstudoEmCasa 2020/2021 apresenta novidades relativamente ao anterior modelo. É criado um bloco de orientação para o trabalho autónomo, que o Ministério da Educação justifica, em comunicado, com a “necessidade de desenvolver nos alunos formas de autorregulação e de aprofundamento das aprendizagens”. O novo bloco vai “ao encontro da progressiva evolução da área de competências de ‘Desenvolvimento pessoal e autonomia’, preconizada no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”, explica o documento.

“Porque já não se trata de um recurso concebido numa situação de premência, a Direção-Geral da Educação concebeu os novos recursos de forma ainda mais estruturada e que constituirá, além do mais, um dos mais ricos, completos e transversais produtos pedagógicas produzidos nos últimos anos”, acrescenta o documento.

Para este novo ano letivo, o Ministério de Tiago Brandão Rodrigues criou uma equipa de coordenação e uma equipa específica para o desenvolvimento do programa, composta por cerca de quatro dezenas de professores e quatro intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

Os conteúdos diários  têm tempo limitado, em blocos de cerca de 30 minutos, num total de 75 blocos semanais, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares, organizadas disciplinar e interdisciplinarmente.

As transmissões vão ocupar a grelha da RTP Memória, das 9h às 16h30, com conteúdos que fazem parte das Aprendizagens Essenciais. Tal como no ano passado, os blocos da manhã são dedicados aos 1º e 2º ciclos e os da tarde ao 3º ciclo, fazendo por norma a disciplina de Português Língua não Materna a transição entre os dois turnos.

O Ministério da Educação anuncia ainda novos conteúdos destinados ao secundário, uma vez que este ano letivo o programa é alargado aos jovens deste nível de ensino “como consequência da vontade de acolher todos os alunos neste projeto, o #EstudoEmCasa 2020/2021”.

Para esta modalidade, foram operacionalizadas algumas alterações ao modelo do Ensino Básico. “Apesar de este nível de ensino ter a mesma equipa educativa e o mesmo número de blocos semanais, estes serão organizados em blocos temáticos que podem ser abordados sequencial ou isoladamente”, esclarece o comunicado.

A partir de novembro, os conteúdos ficam acessíveis na RTP Play e na ‘app’, podendo ser utilizados como “reforço das aprendizagens, especialmente em contexto fora da sala de aula”.

O projeto #EstudoEmCasa é uma parceria do Ministério da Educação com a RTP, contando com o apoio das editoras Leya e Porto Editora.

O #EstudoEmCasa 2020/2021 para o Ensino Básico vai ser transmitido na RTP Memória, nos seguintes canais:
• TDT – posição 7
• MEO – posição 100
• NOS – posição 19
• Vodafone – posição 17
• Nowo – posição 13
Ficará igualmente disponível em:
• https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados)
• https://estudoemcasa.dge.mec.pt/ (onde estão alojados os conteúdos que os professores utilizam em cada bloco)
• App #EstudoEmCasa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.