[weglot_switcher]

Estudo revela que 91% dos trabalhadores portugueses independentes voltariam a fundar uma empresa

No “Dia do Negócio Próprio” a METRO, empresa grossista, entrevistou 10 mil pessoas em todo o mundo. Para 58% dos trabalhadores em Portugal, a localização é o fator mais importante na hora de abrir uma empresa por conta própria.
9 Dezembro 2019, 17h28

Os trabalhadores independentes em Portugal encontram-se satisfeitos com os seus negócios, de tal modo que 91%, voltaria a fundar uma empresa por conta própria. Esta é uma das conclusões de um estudo levado a cabo pela alemã Metro, empresa grossista e a Makro, filial do grupo alemão, no âmbito do “Dia do Negócio Próprio”, esta segunda-feira, 9 de dezembro.

Uma percentagem elevada, apesar de alguns trabalhadores independentes estarem preocupados com o rendimento incerto (39%), com a luta contínua por novos negócios (29%) e com os elevados impostos (45%). Segundo o estudo da metro, outro grande desafio para empresas independentes é a escassez de trabalhadores qualificados, com 40% dos inquiridos a confirmarem ter dificuldade em encontrar colaboradores adequados para as suas funções.

Numa outra perspetiva, 58% dos trabalhadores independentes em Portugal, considera a localização como o fator mais importante para favorecer um negócio independente, porque apoia os produtores da região.

De acordo com este estudo, os consumidores afirmam que, se o número de pequenas e médias empresas começasse a baixar, sentiriam a falta do serviço personalizado (54%) e dos produtos únicos (44%). Já 39% dos inquiridos assume que também sentiria falta da qualidade dos produtos e dos serviços.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.