Steven Cohen, investidor e CEO da empresa Point72, afirmou que será difícil que a inflação norte-americana atinja a meta de 2% estabelecida pela Reserva Federal (Fed). Em entrevista à “CNBC”, o investidor norte-americano declarou que “a Fed espera que a inflação desça para uma taxa de 2%”. No entanto, “eu acho que vai ser difícil”, acrescentou.
A inflação dos Estados Unidos caiu durante os últimos meses de 2023, no entanto, no primeiro trimestre deste ano, vários dados económicos surpreenderam e causaram uma pequena subida. Em janeiro deste ano a inflação situou-se nos 3,1%, contudo, em fevereiro, este indicador subiu para 3,2%.
Os dados económicos do início do ano causaram alguma preocupação, nomeadamente de que a inflação poderá ‘colar-se’ num patamar acima da meta da Fed, o que causaria complicações na descida das taxas de juro.
Esperava-se que a Fed começasse a cortar as taxas em 25 pontos base em junho, todavia, segundo a “Reuters”, os traders estimam que esta possibilidade é de 57%, o que mostra uma descida face à semana passada, na qual a possibilidade se situava nos 64%.
O CEO da Point72 revela que há demasiado subemprego no país, um fator que pode contribuir para uma maior pressão sobre a inflação se o crescimento económico continuar forte.
Apesar das suas preocupações com a inflação, Cohen não discorda do mercado quanto à estimativa de três cortes este ano, projetadas também pela presidente da Fed de Cleveland e da responsável da Fed em São Francisco.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com