[weglot_switcher]

EUA vão pagar 1,4 mil milhões de euros para Novavax desenvolver 100 milhões de vacinas da Covid-19

O governo dos EUA decidiu apostar e confiar na Novavax, uma empresa do estado do Maryland que nunca colocou um produto no mercado.
7 Julho 2020, 16h52

O governo dos Estados Unidos vai pagar 1,6 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) à Novavax para acelerar o desenvolvimento de 100 milhões de doses de uma vacina contra o coronavírus, noticia o ‘The New York Times’ esta terça-feira, 7 de julho, após o sorteio federal. As vacinas deverão estar prontas para distribuição até ao início de 2021.

Segundo a publicação, este é o maior acordo já realizado pelo governo de Donald Trump com a Operação ‘Warp Speed’, que se refere ao Covid-19, num esforço para tornar as vacinas e tratamentos contra o novo coronavírus disponíveis ao público norte-americano o mais cedo possível. O governo dos EUA decidiu apostar e confiar na Novavax, uma empresa do estado do Maryland que nunca colocou um produto no mercado.

“Estamos agradecidos ao governo dos EUA pela sua confiança na nossa plataforma tecnológica e estamos a trabalhar incansavelmente para desenvolver e produzir uma vacina para esta crise de saúde global”, disse o presidente e CEO Stanley Erck em comunicado a que a imprensa norte-americana teve acesso.

A operação ‘Warp Speed’ ​tem sido um esforço de várias agências que estão à procura de cumprir a promessa do presidente Trump, de disponibilizar uma vacina contra o coronavírus até o final do ano, ainda que a extensão total do projeto ainda não está clara. As autoridades recusaram-se a divulgar a lista de quantas vacinas e tratamentos fazem parte da operação.

No passado mês de maio, o governo anunciou que ia entregar 1,2 mil milhões de dólares (1,06 mil milhões de euros) à farmacêutica britânica AstraZeneca, que sustentou que conseguia ter uma vacina disponível ainda este ano. Também quatro empresas, Moderna Therapeutics, Johnson & Johnson, Merck e a Sanofi, receberam assistência financeira por parte do governo para desenvolverem vacinas contra a Covid-19.

“A adição do candidato Novavax ao diversificado portefólio de vacinas da operação ‘Warp Speed’ ​​aumenta as hipóteses de termos uma vacina segura e eficaz no final deste ano”, disse Alex M. Azar II, secretário da Saúde e Serviços Humanos, em comunicado.

O presidente e CEO da Novavax, Stanley Erck, afirmou que a vacina do coronavírus utiliza a mesma tecnologia que outras vacinas experimentais, como as da gripe comum. O CEO da Novavax questionou-se ainda se a empresa conseguia chegar à grande liga, uma vez que ainda não possuem produtos comercializados.

Após as notícias que davam conta da escolha da Novavax, as ações da empresa aumentaram 41% para 102,11 dólares (90,45 euros), refere o ‘Business Insider’.

Ainda assim, este não é o primeiro contrato que o governo de Trump faz com a Novavax. Em junho, o Departamento da Defesa entregou 60 milhões de dólares (53 milhões de euros) à empresa de biotecnologia para ajudar a produzir 10 milhões de doses da sua vacina NVX-CoV2373 ainda este ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.