O ano de 2025 prepara-se para o seu fecho. E no mercado cambial, o euro tem saído em alta, pelo menos na comparação com outras moedas como o dólar, libra e iene. Contudo, a moeda europeia sai em perda quando comparada com o franco suíço.
O euro em 2025 conseguiu uma valorização de 12,1% face ao dólar. Entre os motivos que têm explicado a desvalorização da moeda norte-americana estão fatores como a incerteza provocada pela sua política comercial, que teve reflexo na aplicação de tarifas a vários parceiros comerciais. A política monetária norte-americana desempenhou também um papel no enfraquecimento do dólar face ao euro.
Quando a comparação é feita com a libra verifica-se que o euro subiu 5,3%. Fatores como o fraco crescimento do Reino Unido e também a política monetária seguida pelos britânicos, face às opções tomadas pelo Banco Central Europeu (BCE), são alguns dos fatores que podem explicar a valorização do euro.
Na comparação com o iene o euro volta a levar vantagem ao conseguir uma valorização desde o início do ano que se cifra em 11,3%. Entre os motivos que explicam a desvalorização da moeda japonesa está a incerteza que se gerou, durante o ano, com a política monetária que poderia ser seguida pelo país asiático. O diferencial entre as taxas de juro em vigor na zona euro e no Japão também ajudam a explicar a subida do euro.
Face ao franco suíço, o euro desvalorizou desde o início do ano 1,09%. A maior resiliência económica suíça, face à União Europeia, e as tensões comerciais, que levaram a que alguns investidores considerassem a moeda suíça como um porto de abrigo mais seguro [pelo menos face ao euro], são alguns dos fatores que têm explicado esta valorização do franco suíço face ao euro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com