[weglot_switcher]

Euro sobe mas mantém-se na fasquia dos 1,12 dólares

O euro subiu hoje face ao dólar, pela segunda sessão consecutiva, continuando no patamar dos 1,12 dólares, após o banco central norte-americano ter mantido as taxas de juro nos níveis atuais.
1 Maio 2019, 18h38

Às 18h12m (hora de Lisboa) o euro seguia a 1,1245 dólares quando na terça-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1215 dólares. No entanto, o euro caiu em comparação com a libra e com o iene.

Na terça-feira, o banco central norte-americano iniciou uma reunião de dois dias e teve de manter as taxas de juro nos níveis atuais, numa altura em que a Casa Branca pressiona para reclamar juros mais baixos.

Numa alteração da sua política monetária em março, a Reserva Federal (Fed) suspendeu a subida gradual das taxas de juro e a redução da sua carteira de ativos, devido à incerteza sobre a evolução da economia norte-americana, com a inflação mais fraca.

As taxas de juro de referência, que influenciam todos os outros tipos de crédito, estão atualmente entre 2,25% e 2,5%, e a Fed não prevê aumentá-las este ano.

Mas a pausa nas subidas não parece suficiente para a Casa Branca, que tem vindo a reclamar uma política monetária mais acomodatícia.

Jerome Powell, presidente da Fed, dará uma conferência de imprensa na quarta-feira às 19h30m (hora de Lisboa), após a publicação de um comunicado com as principais decisões do banco central.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.