[weglot_switcher]

Eurodeputados do PSD contestam ‘desaparecimento’ de projetos prioritários no gás natural

Em causa está a ausência da terceira interligação de gás natural a partir de Portugal, via Pirenéus (projeto STEP), da lista europeia de Projetos de Interesse Comum (PIC) no domínio da energia.
22 Janeiro 2020, 08h00

Os seis deputados do PSD eleitos para o Parlamento Europeu apresentaram esta terça-feira um conjunto de questões à Comissão Europeia sobre o ‘desaparecimento’ de projetos prioritários no gás natural. Em causa está a ausência da terceira interligação de gás natural a partir de Portugal, via Pirenéus (projeto STEP), da lista europeia de Projetos de Interesse Comum no domínio da energia.

Numa pergunta prioritária subscrita por toda a delegação do PSD no Parlamento Europeu, os eurodeputados pedem esclarecimentos sobre os motivos que levaram à saída dos projetos de interligação de gás natural entre Portugal, Espanha e França da quarta lista de Projetos de Interesse Comum.

Os eurodeputados social-democratas indicam que, na quarta lista de Projetos de Interesse Comum, publicada a 31 de outubro, “não constam projetos até agora considerados fundamentais para a segurança energética europeia, nomeadamente os projetos de interligação entre Portugal e Espanha e Espanha e França”. Dizem ainda que, de acordo com fontes da Comissão Europeia, citadas pela imprensa, França e Espanha terão influenciado essa decisão.

“Tendo esses países concordado que o gasoduto dos Pirenéus deveria ser excluído da referida lista, e uma vez que a terceira ligação de gás natural a partir de Portugal dependia desse projeto, terá sido ‘acordado’ eliminar ambos”, lê-se na questão enviada pelos eurodeputados do PSD à Comissão Europeia.

A delegação do PSD no Parlamento Europeu acrescenta que “a decisão é surpreendente, face à existência de um acordo de alto nível a este respeito”, que foi celebrado, em julho de 2018, pelos chefes de Estado e do Governo português, durante o 2nd Interconnection Summit. O primeiro-ministro português, António Costa, sublinhou, na altura, que “não construiremos gasodutos a não ser que o consumo de gás na Europa continue a ser importante e maciçamente utilizado para substituir as centrais a carvão”.​

Face a isso, os eurodeputados social-democratas querem perceber o que motivou esta alteração na lista de Projetos de Interesse Comum e ainda se o Governo de Portugal foi informado desta alteração, durante o processo de elaboração da referida lista, e se tomou ou não alguma diligência junto da Comissão Europeia “no sentido de fazer valer a sua posição”.

Segundo a eurodeputada eleita pelo PSD Graça Carvalho, que é vice-coordenadora do grupo do Partido Popular Europeu na Comissão ITRE – Indústria, Inovação e Energia, “é importante que a Comissão Europeia e o governo português esclareçam o que sucedeu”. “Depois de tanto ouvirmos as autoridades nacionais falarem no potencial destes projetos, fica a sensação de que passámos de ‘porta de entrada do gás natural na Europa’ para uma saída pela porta dos fundos”, sublinha.

O projeto STEP (South Transit East Pyrenees), que visa a construção do gasoduto para ligar França e Espanha através dos Pirenéus, iria permitir a Portugal exportar gás natural para a Europa. A 4.ª lista de Projetos de Interesse Comum é votada já nesta quarta-feira na comissão ITRE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.