[weglot_switcher]

Euromoney nomeia UBS como “Melhor Banco do Mundo”

A capacidade do UBS para lidar com uma situação delicada durante o fim de semana de aquisição do Credit Suisse foi reconhecida, especialmente por salvaguardar as partes interessadas.
19 Julho 2024, 10h51

O banco suíço UBS foi homenageado com oito prémios nos Euromoney Awards for Excellence 2024.

A revista atribuiu ao UBS o prémio de  “Melhor Banco do Mundo”; de “Melhor Banco da Suíça”; de “Melhor Banco da Europa Ocidental”; de “Melhor Banco de Investimento da Suíça”; de “Melhor Banco de Investimento da Indonésia”; de “Melhor Banco de Investimento Internacional da Malásia”; de “Melhor Banco de Investimento da Nova Zelândia” e de “O melhor banco de investimento das Filipinas”.

Os Euromoney Awards for Excellence foram criados em 1992 e são um dos programas de prémios anuais mais reconhecidos para o sector bancário, premiando as conquistas de bancos e banqueiros de todo o mundo.

Mais de 600 bancos de mais de 100 países participam todos os anos no Euromoney Awards for Excellence, sendo o programa mais abrangente e verdadeiramente global do sector.

Um fator significativo no reconhecimento do UBS como o melhor banco do mundo é o sucesso do resgate do Credit Suisse, que evitou uma potencial crise sistémica.

A Euromoney elogiou o UBS pelos seus esforços estratégicos de reconstrução após 2012, o que posicionou o banco para intervir e resgatar o Credit Suisse.

A capacidade do UBS para lidar com uma situação delicada durante o fim de semana de aquisição do Credit Suisse também foi reconhecida, especialmente por salvaguardar as partes interessadas.

Além disso, a Euromoney reconheceu as ações rápidas e eficazes do UBS pós-aquisição do Credit Suisse, no rejuvenescimento da marca afetada e no reembolso do apoio estatal.

Sergio P. Ermotti, CEO do Grupo UBS,  citado na nota, diz que “estes prémios são uma prova da força do UBS. Estamos a fazer progressos muito bons na integração do Credit Suisse, mantendo-nos próximos dos nossos clientes e preparando as bases para o crescimento e sucesso futuro do UBS.”

Por seu turno, Sabine Keller-Busse, presidente do UBS Suíça, falou do compromisso contínuo na Suíça, “ganhando o prémio de melhor banco pela décima vez desde 2012 no nosso mercado doméstico”.

“Além disso, o Banco de Investimento foi nomeado número um na Suíça. É uma grande honra e vai incentivar-nos a continuar a oferecer o melhor serviço possível aos nossos clientes”, acrescentou.

A Euromoney explica o prémio com o facto de nos meses que se seguiram, o UBS ter concluído rapidamente estancado as perdas no seu rival danificado, ter recuperado a confiança dos clientes, e de isso ter dado a muitos banqueiros de longa data do Credit Suisse, que ainda dirigem a instituição, esperança de que havia um futuro , “tomou decisões estratégicas importantes, reduziu ativos não essenciais e cortou custos”, concluiu.

Os Awards for Excellence 2024 da Euromoney foram ainda para o JPMorgan como “Melhor Banco de Investimento do Mundo”.

Já o banqueiro do ano é Andrea Orcel, CEO do UniCredit.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.