A Euronext anunciou hoje a expansão da rede Elite, o seu ecossistema europeu de PMEs que apoia empresas privadas no financiamento do seu crescimento, para Portugal.
A Associação Empresarial de Portugal (AEP), Banco Santander, Deloitte, Vieira de Almeida (VdA) e World Trade Center Lisboa serão o primeiro grupo de parceiros da rede Elite “a contribuir para o desenvolvimento da Elite em Portugal”.
As empresas privadas portuguesas beneficiarão da rede internacional da Elite, “do seu vasto conjunto de competências e perícia em formação, para as ajudar a financiar o seu crescimento sustentável nos mercados de capitais privados e públicos”, lê-se no comunicado da Euronext a anunciar a expansão a pegada geográfica da Elite para Portugal.
A rede Euronext dedicada às empresas privadas em rápido crescimento está a construir a sua rede em toda a Europa. Atualmente, a rede Elite reúne uma comunidade de mais de 1.300 empresas em 23 países europeus e uma vasta gama de consultores e parceiros.
Desde o seu lançamento em 2012, as empresas Elite já levantaram mais de 15 mil milhões de euros através de mais de 1.200 transações empresariais.
A Euronext adquiriu a Elite como parte da aquisição do Grupo Borsa Italiana em 2021, e desde então tem estado fortemente empenhada na expansão da Elite nos países da Euronext. Portugal é o primeiro passo nesta estratégia de expansão.
Stéphane Boujnah, CEO e Presidente do Conselho de Administração da Euronext, afirmou em comunicado que “a expansão internacional da Elite para Portugal é um pilar fundamental do plano estratégico da Euronext – Crescimento para o Impacto 2024”.
“Este novo desenvolvimento irá expandir as atuais redes do Elite e Euronext, e irá melhorar a dinâmica de todo o ecossistema. Portugal, onde a Euronext tem uma presença significativa nos mercados de capitais, pós-comércio e tecnologia, está atualmente a construir uma dinâmica empresarial positiva, com um forte compromisso de apoio às PMEs”, refere o CEO da Euronext.
“Com o apoio do Governo português e da CMVM, o lançamento do Elite em Portugal permitir-nos-á criar uma ponte entre o financiamento privado e público para as empresas portuguesas, alavancando a nossa grande rede e os nossos conhecimentos em matéria de financiamento”, anuncia o responsável pela Euronext.
“Juntamente com todos os nossos parceiros em Portugal, temos como objetivo alimentar um grupo de PMEs para aumentar a sua dimensão, rentabilidade e impacto em termos de emprego, ao mesmo tempo que as apoiamos a crescer de uma forma sustentável e a alavancar as opções de financiamento oferecidas pelo mercado atual”, conclui.
A Euronext apresenta a Elite como tendo o propósito de apoiar empresas ligando-as a competências, rede e capital para impulsionar o seu crescimento sustentável a longo prazo. “Com base numa oferta única de serviços e soluções, a Elite combina um calendário de workshops e sessões de coaching, apoiando empresários e executivos na atualização de competências e capacitando o seu plano estratégico e oportunidades de negócio”, lê-se no comunicado.
A Elite também ajuda a orientar as equipas de gestão das empresas da rede “sobre como acelerar o seu desenvolvimento e como aceder às opções de financiamento mais adequadas às suas necessidades de crescimento, quer sejam investidores institucionais, equidade privada, dívida privada ou mercados públicos, tanto de equidade como de dívida”.
Em comunicado, a entidade que gere a bolsa portuguesa diz que a expansão internacional da Elite faz parte do plano estratégico “Crescimento para o Impacto 2024” da Euronext.
O que é a Elite?
A oferta Elite assenta em três pilares principais. O primeiro é “o acesso a conjuntos de competências e conhecimentos, através de um programa de formação próprio que abrange uma série de tópicos, desde estratégias de crescimento à inovação e internacionalização, desde a gestão de risco à governação empresarial e às opções de financiamento”.
O segundo é o acesso a uma rede internacional, já que os membros da Elite beneficiam da exposição aos principais pares e consultores, bem como da cobertura mediática e do acesso a eventos exclusivos.
Em terceiro lugar dá acesso ao capital de crescimento, através de soluções de financiamento tradicionais ou alternativas, atuando como uma ponte entre o privado e o público.
As empresas que optam por aderir ao Elite seguem um programa estruturado baseado na aprendizagem e coaching concebido para as ajudar a crescer, ser mais estruturadas, explorar opções de financiamento e aceder a uma rede de parceiros, pares e investidores.
“O objetivo do Elite é alimentar e avaliar e compreender continuamente as necessidades estratégicas e financeiras dos seus membros ao longo de todo o programa”, refere a Euronext que detalha que quando uma PME está pronta para avaliar opções de financiamento alternativas, a Elite pode fazer a ponte com contrapartes profissionais, incluindo consultores, intermediários e investidores institucionais, tanto em capital próprio como em dívida, cobrindo investidores de capital privado e público.
Após a conclusão do programa, as empresas continuam a ser membros ativos da Elite, tendo acesso à sua rede para obter conhecimentos e aconselhamento.
Portanto, a Elite é um ecossistema aberto a que qualquer pessoa interessada em investir no apoio às PMEs pode aderir. “Os parceiros tornam-se parte integrante da comunidade Elite, realizando sessões, demonstrando liderança de pensamento, e fornecendo mentoria”, explica a plataforma onde está integrada a Bolsa de Lisboa.
A Elite trabalha com uma gama de aproximadamente 100 consultores, incluindo consultores empresariais, auditores, bancos comerciais, corretores, consultores financeiros e escritórios de advocacia. Tal como as empresas, consultores e parceiros podem juntar-se à rede Elite, tornando-se membros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com