[weglot_switcher]

Eurostat. Portugal contraria tendência de crescimento do sentimento económico na zona euro

O indicador de sentimento económico voltou a subir em fevereiro tanto na zona euro (0,9 pontos) como no conjunto da União Europeia (0,5 pontos).
27 Fevereiro 2020, 10h56

O índice que avalia o sentimento económico subiu este mês para os 103,5 pontos no espaço da moeda única, depois de em janeiro já ter crescido 0,9 pontos. Segundo os dados divulgados, esta quinta-feira, pela Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros (DG ECFIN) no conjunto da União Europeia (UE) o sentimento económico atingiu os 105,0 pontos, depois de no mês passado já ter registado um aumento de 1,9 pontos.

Esta tendência de crescimento não se verifica, porém, em Portugal. No território nacional, o gabinete de estatísticas europeu registou um recuo, passando dos 106,9 pontos em janeiro para 105,7 em fevereiro.

Entre as maiores economias da zona euro, o indicador registou subidas particularmente acentuadas na Holanda (2,0 pontos), França (1,9) e Espanha (1,2), enquanto na Alemanha foi mais moderada (0,6 pontos).

A partir deste mês, a DG ECFIN passa a incluir nos inquéritos aos consumidores e empresas um novo indicador, o de expectativas de emprego, que, de acordo com os serviços da Comissão, abrandou ligeiramente em fevereiro, avançado tímidos 0,3 pontos na zona euro (para os 105,0 pontos) e 0,6 pontos no conjunto da União (para os 104,5).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.