[weglot_switcher]

“Evitem apertos de mão”. Coronavírus põe em alerta organização do Mobile World Congress

O maior evento de telecomunicações do mundo emitiu um comunicado onde sugere um conjunto de dez regras/medidas a serem tomadas pela organização do evento a fim de amenizar os possíveis riscos de contágio entre os participantes. Evitar apertos de mão, microfones exclusivos para cada orador ou formações especiais para membros do staff são algumas das sugestões.
6 Fevereiro 2020, 16h37

O coronavírus já é tema no maior congresso de telecomunicações do mundo. A organização do evento, que acontece de 25 a 28 de fevereiro em Barcelona, emitiu um comunicado onde aconselha os participantes a limitarem o contacto físico. Entre as dez sugestões, a organização alerta para a necessidade de higienização dentro do evento, e pede que se evitem apertos de mão, segundo o El Economista.

A aposta no reforço das medidas sanitárias tem por base evitar a contaminação entre participantes, depois do coronavírus ter sido considerado uma emergência de saúde pública mundial pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A organização do evento ativou um plano de coordenação com vários hotéis, restaurantes e sistemas de transporte da cidade de Barcelona, onde vai decorrer o evento, para criar diretrizes preventivas que impeçam a propagação do vírus.

Segundo o El Economista, a organização está a monitorizar a evolução do coronavírus de maneira a reforçar a prevenção de possíveis contágios, através de medidas “com maior envergadura”. Até agora as medidas implementadas na cidade espanhola têm como base as recomendações da OMS e das autoridades sanitárias chinesas e espanholas.

São esperados no evento cerca de 110 mil visitantes de 200 países diferentes, naquele que será um grande teste à capacidade da organização no sentido de amenizar e, possivelmente, eliminar o risco de contágio entre participantes.

A empresa coreana LG anunciou que não iria estar presente no evento, seguindo-se a tecnológica chinesa ZTE que cancelou as conferências de imprensa marcadas, mantendo o seu stand, segundo o que apurou o jornal espanhol El País. Ambas as empresas estão a cumprir as indicações dos peritos em saúde pública ao decidirem não participar no Mobile World Congress.

A organização do Mobile World Congress elaborou um conjunto de dez regras com o objetivo de consciencializar os participantes dos riscos de contágio presentes num evento desta magnitude. Evitar apertos de mão, beijos e abraços, visto que o contacto físico aumenta as possibilidades de contágio. Microfones exclusivos para cada orador, para evitar o contágio através de partículas de saliva. Aumento da frequência de limpeza em pontos críticos de contacto tátil. Reforço dos postos médicos dentro do evento. Disponibilização de mais produtos de desinfeção à base de gel alcoólico (semelhantes aos que se usam em hospitais). Formações especiais para membros da organização com objetivo de ensinar medidas preventivas de limpeza e desinfeção pessoal. Por fim, respeitar as restrições de viagens a partir de países mais expostos ao coronavírus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.