[weglot_switcher]

Ex-funcionários colocam Tesla em tribunal por considerarem que despedimento coletivo violou lei federal

Os trabalhadores alegam que a empresa não cumpriu as leis federais sobre despedimentos coletivos, que exigem um período de notificação de 60 dias sob a ‘Lei de Notificação de Ajuste e Reciclagem do Trabalhador’.
21 Junho 2022, 11h42

Dois ex-funcionários da Tesla decidiram avançar com um processo em tribunal contra a empresa de Elon Musk, por considerarem que o despedimento coletivo, no qual foram visados, violou a lei federal devido ao incumprimento do tempo de aviso que está estipulado na lei norte-americana, segundo a “Reuters”.

De acordo com o processo aberto no tribunal distrital dos EUA (Texas), mais de 500 funcionários foram despedidos na fábrica da Tesla no Estado do Nevada.

Os trabalhadores alegam que a empresa não cumpriu as leis federais sobre despedimentos coletivos, que exigem um período de notificação de 60 dias sob a ‘Lei de Notificação de Ajuste e Reciclagem do Trabalhador’, de acordo com documentos do processo consultados pela “Reuters”.

Os dois ex-funcionários querem que o status de ação coletiva seja estendido para todos os ex-funcionários da Tesla nos Estados Unidos que foram demitidos em maio ou junho sem aviso prévio.

“A Tesla simplesmente notificou os funcionários de que as suas rescisões entrariam em vigor imediatamente”, lê-se no documento entregue ao tribunal.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, a pessoa mais rica do mundo, disse no início deste mês que tinha um “sentimento super mau” sobre a economia e que a Tesla teria de cortar a sua força de trabalho em 10%, de acordo com um e-mail citado pela “Reuters”.

Mais de 20 pessoas que se identificaram como ex-funcionários da Tesla disseram que foram despedidos, dispensados ​​ou tiveram os seus cargos eliminados este mês, de acordo com publicações online e entrevistas com a “Reuters”.

A ação movida por John Lynch e Daxton Hartsfield, despedidos em 10 de junho e 15 de junho, respetivamente, tem como objetivo obter remuneração e benefícios pelo período de notificação de 60 dias.

“É chocante que a Tesla tenha violado descaradamente a lei trabalhista federal despedindo tantos trabalhadores sem fornecer o aviso necessário”, disse Shannon Liss-Riordan, advogado que representa os trabalhadores.

Liss-Riordan afirmou que a Tesla está a oferecer a alguns funcionários “apenas” uma semana de indemnização, acrescentando que está a preparar uma moção de emergência com um tribunal para tentar impedir a Tesla de obter despedimentos de funcionários em troca de apenas uma semana de indemnização.

Musk classificou o processo como “trivial”, acrescetando que “não vamos ler muito num processo preventivo que não tem fundamento”, durante o Fórum Económico do Catar, organizado pela “Bloomberg”.

“Parece que qualquer coisa relacionada à Tesla recebe muitos cliques, seja trivial ou significativo. Eu colocaria esse processo ao qual você se refere na categoria trivial”, apontou Musk.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.