[weglot_switcher]

Ex-mulher de Jeff Bezos foi a mais rica do mundo durante um dia

Depois de ter ascendido à 12ª posição e de se ter tornado a mulher mais rica do mundo, Mackenzie Scott (ex-Bezos) viu a sua fortuna cair 2,7 mil milhões de euros devido à desvalorização das ações da Amazon na passada quinta-feira na Bolsa de Mercados de Nova Iorque.
  • 4. Mackenzie Bezos
4 Setembro 2020, 11h31

A ex-mulher do dono da Amazon, Mackenzie Scott, tornou-se a mulher mais rica do mundo durante um dia, depois de ser ultrapassada por Françoise Bettencourt Meyers, herdeira do grupo L’Oreal, de acordo com o índice dos multimilionários da Bloomberg.

Na passada quarta-feira, 2 de setembro, Mackenzie Scott atingiu um património líquido de 68 mil milhões de dólares (57,3 mil milhões de euros), consagrando-se a mulher mais rica do mundo, mas no dia seguinte, devido à quebra do preço das ações na Bolsa de Nova Iorque, Scott viu o seu património cair para 64,8 mil milhões de dólares (54,6 mil milhões de euros).

No divórcio com Jeff Bezos, em 2019, Scott recebeu 25% das ações da empresa de comércio online que ajudou a construir em 1994, que à data estavam avaliadas em 38 mil milhões de dólares (32 mil milhões de euros). No entanto, com a rápida valorização das ações durante a pandemia, também Mackenzie Scott, à semelhança do seu ex-marido, viu a sua fortuna aumentar.

Nos últimos três meses, as ações da Amazon subiram perto de 28% e já dispararam mais de 90% desde que o ano de 2020 começou. Assim, a fortuna dos detentores de ações da empresa tecnológica têm visto a sua fortuna aumentar a olhos vistos. Apesar de Scott se encontrar na 13ª posição dos mais ricos, Bezos foi a primeira pessoa com uma fortuna avaliada em mais de 200 mil milhões de dólares (168,8 mil milhões de euros).

Mas, tal como todos os detentores de ações de empresas cotadas em bolsa, a fortuna de Mackenzie Scott é volátil e isso viu-se na passada quinta-feira, 3 de setembro. No fecho da bolsa de Nova Iorque, a Amazon desvalorizou -4,63%, com cada título avaliado em 3.368 dólares (2.841,01 euros), retirando 3,2 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) da conta de Mackenzie Scott.

Assim, 24 horas depois de ter ultrapassado a herdeira da L’Oreal, cuja fortuna está avaliada em 66,3 mil milhões de dólares (56 mil milhões de euros), Mackenzie Scott deixou de ser a mulher mais rica do mundo e caiu novamente para o 13º lugar.

Em julho, a filantropa anunciou que já tinha doado perto de 1,7 mil milhões de dólares (1,44 mil milhões de euros) a 116 organizações diferentes, tendo-as descrito como importantes em áreas que vão desde a igualdade racial às alterações climáticas. Depois de ter doado parte da sua fortuna, na mesma semana, devido às ações da empresa que ajudou a fundar, Scott conseguiu recuperar o dinheiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.