[weglot_switcher]

Ex-procuradora-geral da República diz que “juízes têm que estar bem assessorados”

Joana Marques Vidal referiu-se a resistências dos juizes em contar com ajuda de especialistas e aos tribunais em que é sempre a mesma pessoa a julgar.
  • Cristina Bernardo
1 Julho 2019, 20h05

A ex-procuradora-geral da República Joana Marques Vidal disse nesta segunda-feira que os juízes “têm que estar bem assessorados” por assessores especializados que lhes expliquem o funcionamento das matérias que estão em causa nos processos.

”Esses assessores não estão lá para julgarem no lugar dos juizes, mas sim para os ajudarem a julgar”, salientou Joana Marques Vidal no debate “A Corrupção e Autonomia do Ministério Público”, que fez com o jornalista Luís Rosa nas instalações da SEDES.

Apesar disso, a ex-procuradora-geral admitiu que os juizes ainda têm alguma resistência a recorrer a especialistas que lhes permitam entender melhor certas matérias.

Marques Vidal também exprimiu reservas quanto ao facto de “ser sempre a mesma pessoa a julgar”, como sucede no Tribunal Central de Instrução Criminal, em que Carlos Alexandre foi durante muito tempo o único juiz titular, juntando-se-lhe mais recentemente Ivo Rosa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.