[weglot_switcher]

Existe um caderno ecológico feito em Portugal

Foram precisos mais de dois mil euros para Pedro Lopes ver o seu projeto em algo físico. O InfiniteBook foi criado em 2014.
27 Fevereiro 2019, 07h44

“Um obstáculo que surge, e, quando somos intrépidos, saímos à procura de uma solução. Escrevemos, rasuramos, amarrotamos, arriscamos, deitamos fora e voltamos a escrever. Até encontrar uma solução”. É assim que a empresa, com o mesmo nome, descreve a existência do InfiniteBook.

Pedro Lopes, natural de Viseu, tinha 18 anos quando decidiu que estudar com um caderno convencional não satisfazia as suas necessidades enquanto aluno. Foi em 2014 que Pedro percebeu que o lápis não deslizava bem no papel enquanto escrevia, que a caneta era um compromisso demasiado grande para ser utilizada enquanto estudava ou que um quadro branco, que o obrigava a ficar em pé, poderia não ser a melhor opção para mostrar os apontamentos aos professores.

Foi a partir destes três problemas que Pedro decidiu criar uma inovação que lhe permitiria estudar sem partir lápis ou sujar a folha com a borracha. O estudante começou a investigar hipóteses de tornar um quadro branco em formato portátil. Depois de testar soluções e atingir um protótipo funcional, foi à procura de uma fábrica que tornasse o seu projeto em algo físico que pudesse ajudar estudantes como ele que não gostava de ver as folhas arrancadas das argolas. Foi desta forma que, ainda em 2014, o jovem de Viseu, viu o seu trabalho em formato A4.

Numa altura que ainda não se falava em desperdício de plástico ou do uso excessivo do papel, o jovem de Viseu criou um caderno reutilizável onde se escreve com uma caneta de acetato, que estimula a criatividade e aumenta a capacidade de reter informação e a eficiência em reuniões.

Este projeto captou a atenção das empresas, o que fez com que a InfiniteBook, que financiou o projeto através de crowdfunding com 2.308 euros, investisse na versão A5, variando as cores e o design. Com isto em mente, desenvolveram e personalizaram cadernos para as áreas de gestão e engenharia e do uso doméstico, sempre a pensar na defesa do ambiente.

O caderno simples em formato A4, com marcador incluído custa 12,99 euros, enquanto o caderno A5, também com marcador, custa 9,99 euros. Além desta versão básica, a empresa lançou edições especiais com personalidades conhecidas, como é o exemplo de Frida Kahlo, Fernando Pessoa, Mahatma Ghandi e Albert Einstein. Além destes, existem ainda temas futebolísticos, personalizados para um treinador de futebol, e agendas semanais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.