[weglot_switcher]

Existem 51 surtos ativos em lares de idosos em Portugal, sublinha DGS

Graça Freitas apontou que todos os surtos reportados à Direção-Geral da Saúde (DGS) estão a ser investigados, sendo em lares, escolas e entre os profissionais de saúde. 
  • Graça Freitas, diretora-geral da DGS
28 Setembro 2020, 15h00

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, confirmou a existência de 51 surtos ativos em alguns hospitais espalhados por Portugal na habitual conferência de imprensa desta segunda-feira, 28 de setembro.

Graça Freitas apontou que todos os surtos reportados à Direção-Geral da Saúde (DGS) estão a ser investigados, sendo em lares, hospitais, escolas e entre os profissionais de saúde.

De acordo com a diretora-geral da Saúde, “a situação está controlada, identificada e estão a verificar [as autoridades locais] se existem cadeias de transmissão fora dos locais de contágio”. O surto em Guimarães, especificamente na Senhora dos Azeites, está praticamente terminado mas infetou oito doentes. O surto em Paredes, que teve início a 17 deste mês, infetou quatro pessoas.

Numa clínica da Póvoa de Varzim, a DGS tem a indicação de 85 casos, sendo este um surto já antigo que teve início em agosto, e do qual resultou um óbito. Em Vila Nova da Galé existe um surto que começou há poucos dias e do qual já registaram sete casos. No hospital Sousa Martins, na Guarda, registou-se um surto com dez casos com início a 15 de setembro.

O hospital de Leiria regista oito casos, o Garcia de Orta registou dois casos, uma clínica psiquiátrica no Lumiar soma 14 casos, a clínica João D’Ávila tem 16 casos e o hospital Egas Moniz também apresenta um surto, apesar de Graça Freitas não ter afirmado o número de doentes infetados no hospital de Lisboa.

Segundo Graça Freitas, existem 51 surtos ativos em lares de idosos, sendo dez no Norte, dois no Centro, 33 em Lisboa e Vale do Tejo, três no Alentejo e três no Algarve. Em escolas existem também 12 surtos ativos, sendo cinco no Norte, um no Centro e seis em Lisboa e Vale do Tejo, existindo 72 pessoas infetadas nestes surtos.

Por sua vez, 4.970 profissionais de saúde foram infetados pelo novo coronavírus, sendo que, segundo o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu que cerca de 80% já se encontra recuperado da infeção.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.