[weglot_switcher]

Exolum inicia operações no terminal de combustível do aeroporto de Lisboa

A empresa realizará as atividades de operação e manutenção da instalação de armazenamento de combustíveis e da rede de hidrantes do aeroporto.
6 Julho 2023, 10h40

A Exolum gere o terminal de armazenamento de combustíveis do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa desde 5 de julho, “após tornar-se adjudicatária do concurso convocado pela ANA – Aeroportos de Portugal VINCI Airports”. A empresa vai gerir e fazer a manutenção da instalação de armazenamento de combustíveis, assim como da infraestrutura da rede de hidrantes, adianta em comunicado.

O acordo inclui também a realização de melhorias nas infraestruturas existentes, o que deverá permitir o fornecimento de biocombustíveis como o SAF. A instalação do aeroporto de Lisboa conta com uma capacidade de armazenamento de 11.500 m3 distribuída por três tanques de armazenamento, quatro zonas para descarga de camiões-cisterna e um sistema de bombeamento para abastecer de combustível os aviões através de hidrantes.

O aeroporto de Lisboa é o principal aeroporto de Portugal o que o coloca entre os maiores aeroportos da rede gerida pela Exolum. Além disso, não só é hub da principal companhia aérea portuguesa, a TAP Air Portugal, como ponto de partida de numerosas ligações ao Brasil, Estados Unidos e África, entre outros destinos, e onde operam também muitas outras companhias aéreas internacionais.

“Esta operação, a segunda fora de Espanha na Europa depois da Irlanda, consolida a presença da Exolum e pressupõe um passo mais na estratégia de internacionalização da empresa no setor do abastecimento de combustíveis para a aviação, no qual a empresa conta com uma sólida experiência”.

A Exolum é parceira estratégica da IATA e membro do Joint Inspection Group (JIG). Para além disso, ocupa a presidência do comité de aviação do Energy Institute e é Membro Afiliado da ALTA (Latin American and Caribbean Air Transport Association) e do ACI (Airports Council Internacional).

“Empresa líder em logística de produtos líquidos da Europa, a Exolum é uma das mais importantes do mundo. No setor da aviação, gere todo o tipo de infraestruturas de armazenamento e distribuição de combustíveis, tanto em recintos aeroportuários como fora deles, incluindo redes de hidrantes”. Além disso, presta também serviços de embarque de combustível em aviões e outros serviços especializados.

A empresa opera em nove países (Espanha, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Holanda, Panamá, Equador, Peru e Portugal), gerindo uma rede de oleodutos de mais de 6.000 km, 68 terminais de armazenamento e 47 instalações aeroportuárias, com una capacidade total de armazenamento de más de 11 milhões de m3.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.