A primeira fase de participação pública do projeto de expansão do Metro Sul do Tejo (MST) à Costa da Caparica e à Trafaria começa já nas próximas semanas.
Esta fase de participação pública surge depois de concluídos os primeiros estudos do plano de expansão da linha 3 do Metro Sul do Tejo, desenhados pelo grupo de trabalho constituído pela Transportes Metropolitanos de Lisboa, pelo Município de Almada e pelo Metropolitano de Lisboa.
O traçado em estudo para a extensão da linha 3 do MST terá uma extensão de 7,16 km, incluindo 10 estações: Pêra, Várzea de Pêra (com ligação ao Funchalinho), Centro da Costa da Caparica, Parque Urbano da Costa da Caparica, Santo António, São João, São Pedro, Madame Faber/Matas Nacionais, Bombeiros Voluntários da Trafaria e Estação Fluvial da Trafaria.
O percurso ligará o Campus da NOVA FCT à Estação Fluvial da Trafaria em apenas 19 minutos e incluirá duas novas interfaces de transportes: uma no Centro da Costa da Caparica e outra junto à Estação Fluvial da Trafaria.
Além disso, o projeto prevê a requalificação de espaços públicos ao longo do canal, bem como a criação de um percurso dedicado à mobilidade ativa (pedonal e ciclável), articulado com as ligações previstas ao nível da Rede Ciclável Concelhia.
Em comunicado o Metro e a autarquia dizem que a divulgação do projeto e a recolha de dúvidas e questões são passos essenciais para o envolvimento das comunidades locais, assegurando que este projeto de mobilidade sustentável vai ao encontro das necessidades das pessoas.
A Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA FCT) da Universidade Nova de Lisboa, pela sua experiência na organização de sessões de participação pública, foi a entidade convidada a organizar, mediar e produzir um relatório independente sobre os contributos dos cidadãos.
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