A bolsa de Lisboa registou perdas na sessão de terça-feira, que ficou marcada pela expetativa dos mercados face às eleições norte-americanas, que tiveram lugar esta terça-feira, assim como à reunião da Fed, que tem início na quarta-feira.
O índice PSI contraiu 0,55% até aos 6.548 pontos, seguindo a tendência das principais congéneres europeias, nas quais foram observadas variações inferiores a 1%.
Por cá, destaque para as quedas expressivas nas ações da NOS e da Corticeira Amorim. A operadora de telecomunicações viu a romena Digi entrar no mercado nacional com preços muito competitivos e desvalorizou 4,36%, até aos 3,40 euros. Ao mesmo tempo, o grupo de transformação de cortiça caiu 3,42% em bolsa para 8,20 euros.
Seguiram-se descidas nos títulos da EDP, na ordem de 1,89%, para 3,575 euros, ao passo que a parceira EDP Renováveis recuou 1,40% e ficou-se pelos 12,64 euros. Em simultâneo, a Jerónimo Martins perdeu 1,62% até aos 18,21 euros.
Por outro lado, o BCP subiu 1,04% e alcançou os 0,4557 euros, ao mesmo tempo que a Sonae se adiantou 0,98% para 0,926 euros.
Também lá fora as variações ficaram bastante abaixo de 1%, pautadas pela expetativa acerca do desfecho das eleições presidenciais nos Estados Unidos da América. Já esta quarta-feira tem início a reunião da Reserva Federal. A decisão sobre a política monetária vai ser conhecida na quinta-feira e os mercados esperam um corte de 25 pontos base nas taxas de juro de referência do banco central.
Entre os índices europeus, Itália e Reino Unido recuaram 0,22% e 0,17%, respetivamente. No primeiro caso, destaque para a queda superior a 7% nas ações da fabricante de carros desportivos, que apresentou contas. Os números do terceiro trimestre corresponderam às expetativas, mas a procura por viaturas caiu em termos homólogos
Em terreno positivo, a Alemanha ganhou 0,50%, França subiu 0,48% e o índice agregado Euro Stoxx 50 ganhou 0,39%, ao passo que Espanha somou 0,26%.
Esta quarta-feira, os mercados vão reagir aos resultados das presidenciais norte-americanas. A sessão vai ainda ficar marcada pelos dados do índice PMI dos serviços referente a outubro na zona euro. No que diz respeito à época de resultados, as atenções vão estar voltadas para empresas como a Novo Nordisk, a Toyota e a Qualcomm, entre outras cotadas em bolsa.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com