[weglot_switcher]

Exportações da Índia para os EUA aumentam em outubro apesar das tarifas

As exportações da Índia para os Estados Unidos subiram para 6,3 mil milhões de dólares em outubro, contra 5,5 mil milhões em setembro. Um aumento assinalável de 14,5%.
Indian Prime Minister Narendra Modi speaks as he attends a news conference during the German-Indian government consultations at the Chancellery in Berlin, Germany May 2, 2022. REUTERS/Lisi Niesner

18 Novembro 2025, 10h19

As exportações de bens da Índia para os Estados Unidos aumentaram pela primeira vez em cinco meses no passado mês de outubro, tendo crescido 14,5% em relação a setembro, mesmo com as tarifas que o presidente norte-americano, Donald Trump, impôs ao comércio bilateral. As exportações somaram 6,3 mil milhões de dólares em outubro, que comparam com os 5,5 mil milhões registados em setembro.

As exportações para o maior mercado estrangeiro da Índia caíram drasticamente no mês passado depois de tarifas norte-americanas de 50% sobre a Índia terem entrado em vigor – incluindo uma penalização de 25% imposta para desmotivar as compras de petróleo russo – em 27 de agosto.

Os dados disponíveis e citados pela imprensa norte-americana surgiram enquanto as empresas estatais indianas de petróleo concordaram em importar anualmente mais gás liquefeito (GPL) produzido nos Estados Unidos – o que fez com que Trump isentasse muitos produtos agrícolas das tarifas recíprocas, o que veio beneficiar a Índia. Estão neste momento em andamento negociações de acordos comerciais entre os dois países, com o lado da Índia a afirmar que temas centrais do acordo estão próximos de estarem fechados.

O aumento nas exportações para os Estados Unidos ocorreu mesmo com as exportações gerais de bens da Índia terem caído 11,8% em relação ao ano anterior em outubro, com 15 dos seus 20 principais mercados a apresentarem quedas no comércio bilateral. “Setores isentos de tarifas, como smartphones e produtos farmacêuticos podem ter tido melhor desempenho – embora isso ainda seja uma antevisão provisória”, disse Ajay Srivastava, do Global Trade Research Initiative (GTRI), um think tank sediado em Délhi, em comentário para a BBC sobre os números. “Apesar da recuperação de outubro, os envios da Índia para os EUA caíram quase 28,4% entre maio e outubro, suprimindo mais de 2,5 mil milhões de dólares em valor mensal das exportações”, acrescentou Srivastava.

Mas as tensões comerciais entre os dois países parecem estar a diminuir gradualmente após meses de incerteza. Nesta segunda-feira, a Índia anunciou que concluiu o primeiro grande acordo que fará com que as petrolíferas estatais obtenham nos Estados Unidos cerca de 10% das necessidades anuais de GPL do país.

O ministro do Petróleo, Hardeep Singh Puri, descreveu a decisão como um “desenvolvimento histórico” e disse que o maior e mais rápido crescimento do mercado mundial de GPL se abriu para os Estados Unidos. A administração Trump tem incentivado Nova Delhi a aumentar a compra de produtos petrolíferos dos EUA e a reduzir a sua dependência do petróleo russo. A Índia tornou-se um dos maiores mercados para o petróleo russo quando as nações ocidentais impuseram sanções a Moscovo após o início da guerra na Ucrânia em 2022 – o que implicou que a Rússia tivesse avançado com ‘descontos’ para pelo menos alguns clientes.

No ano passado, a Índia comprou 52,7 mil milhões de dólares de petróleo bruto – 37% das suas importações de petróleo – mas Trump reiterou repetidas vezes que o país concordou em reduzir as compras, algo que a Índia ainda não confirmou oficialmente. O assunto está envolvido em forte incerteza, dado que o presidente russo, Vladimir Putin, se prepara para visitar a Índia no início do próximo mês para finalizar vários acordos e projetos comuns – algo que por certo não será do agrado da Casa Branca.

No entanto, as negociações comerciais entre Índia e EUA – estagnadas há meses devido à recusa de Nova Delhi em cortar as importações de petróleo russo – parecem agora estar a avançar rapidamente. Nesta segunda-feira, um alto funcionário do governo disse ao jornal ‘The Hindu’ que a primeira fase do acordo comercial está “mais ou menos próxima do fecho”. A Índia também está prestes a se beneficiar da decisão dos EUA de reduzir tarifas recíprocas sobre certos produtos agrícolas, como chá, café e especiarias – uma medida que, segundo analistas citados pela BBC isentaria efetivamente cerca de mil milhões de dólares das exportações agrícolas para os Estados Unidos.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.