[weglot_switcher]

Exportações da indústria agroalimentar nacional cresceram 6% no primeiro semestre

No ano passado, as exportações desta fileira atingiram um montante de cerca de 6,6 mil milhões de euros.
21 Novembro 2018, 09h00

As exportações do setor agroalimentar nacional cresceram no ano passado cerca de 8%, passando para um volume de 6,6 mil milhões de euros e superando as vendas ao exterior dos setores têxtil ou do calçado.

Segundo a PortugalFoods, associação que representa a globalidade da fileira agroalimentar nacional, no primeiro semestre deste ano, as exportações continuaram a crescer, tendo registado uma subida de 6% face ao período homólogo.

As exportações da indústria agroalimentar portuguesa têm registado crescimentos anuais médios de cerca de 6% a 7% ao ano nos últimos anos, como recentemente confirmou Luís Medeiros Vieira, secretário de estado da Agricultura e da Alimentação.

Para consolidar a expansão internacional do setor, a associação está a preparar a estratégia de internacionalização para 2019-2021, “um trabalho que está a ser desenvolvido em conjunto com as entidades que compõe o ecossistema agroalimentar em Portugal, para que estas dêem a sua opinião e partilhem a sua visão, contribuindo para uma estratégia comum que possa beneficiar todos os intervenientes”, de acrodo com um comunicado da PortugalFoods.

A elaboração dessa estratégia conta com o apoio institucional do governo, através do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Estado da Internacionalização.

A comemorar o seu 10º aniversário, a PortugalFoods vai reunir os seus associados na próxima sexta-feira, dia 23 de novembro, no Pestana Palácio do Freixo, no Porto, para uma tarde de partilha e debate sobre os desafios do setor para os próximos anos.

“Vamos unir o setor agroalimentar para fazermos um balanço desta década de trabalho conjunto e projetarmos os próximos anos. Um dos pontos altos desta celebração será a partilha das linhas orientadoras da estratégia de internacionalização para o próximo triénio, que será fundamental para o setor continuar a crescer nos mercados externos”, afirma Amândio Santos, presidente do conselho de administração da PortugalFoods.

O evento contará com a participação de João Miranda, CEO do Grupo Frulact; Raquel Vieira de Castro, vice-presidente da PortugalFoods e administradora da Vieira de Castro S.A.; Ondina Afonso, presidente do Clube Produtores Continente e diretora de Qualidade e Investigação da Sonae MC; Paulo Peereboom, CEO da Makro Netherlands; Juan Sanchez, diretor comercial da Primaprix; Ernesto Morgado, CEO da Ernesto Morgado S.A.; Tim Hogg, diretor da Plataforma de Investigação da Vinha e Vinho na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e professor da Escola Superior de Biotecnologia da UCP – Universidade Católica Portuguesa, entre outros.

O encerramento do evento ficará a cargo do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.