Entre janeiro e agosto de 2019, as exportações de componentes automóveis cresceram 2,4%, para um valor recorde a rondar os 5.600 milhões de euros, face a igual período de 2018, revelou a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA).
De acordo com os dados da AFIA, divulgados na sexta-feira, 18 de outubro, Espanha e Alemanha foram os principais importadores das componentes automóveis encomendadas à indústria automóvel portuguesa, o que reforça o papel do país no sector.
França e Inglaterra também representam parte importante como destino das exportações neste sector. O conjunto destes quatro países representam 70% do total das exportações, estando os restantes 30% distribuídos por outros países europeus e outros de fora da Europa, como os Estados Unidos, Marrocos, China, México e Turquia.
No acumulado da década, entre 2010 e 2019, a AFIA reportou que as vendas de componentes automóveis portugueses para o estrangeiro aumentaram 71%, “o que demonstra mais uma vez o contributo positivo desta indústria para a sustentabilidade de economia nacional”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com