As exportações de componentes automóveis caíram 5,9% no período de janeiro a novembro de 2024, face ao ano anterior, até aos 10,8 mil milhões de euros. O recuo acentuou-se em novembro, já que os valores alcançados ficaram muito abaixo das expetativas.
Em causa está uma contração de 17,3% naquele mês, já que o total atingido não foi além dos 967 milhões de euros. Os números surpreenderam de forma evidente, já que era esperada uma queda muito mais ligeira, de acordo com as contas da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA).
Em causa está uma queda bem para lá da que se registou no total da economia, já que houve um decréscimo de 1,8% no volume total de exportações, em novembro.
O continente europeu continua a ser o destino da vasta maioria das exportações do setor, com um peso de 88,5% a este respeito. Ainda assim, o volume total caiu 6,6% entre janeiro e novembro de 2024, face ao mesmo período do ano precedente. Espanha segue na liderança (quota de mercado de 28,0%), seguida por Alemanha (23,7%) e França (8,3%).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com