[weglot_switcher]

Exportações de vinho verde cresceram 6% e chegaram a 117 mercados

Região dos vinhos verdes vai iniciar a exportação para a Polónia e Coreia do Sul, reiniciando o envio de vinhos para o Reino Unido.
26 Janeiro 2023, 12h52

A região dos vinhos verdes apresentou um crescimento de 6% nas exportações até ao último mês de novembro de 2022, tendo sido enviados 30 milhões de litros a 117 mercados distintos. Entre os principais mercados de exportação destes vinhos encontram-se os Estados Unidos, Canadá, Brasil e Alemanha.

“Os números de 2022 até novembro são bastante animadores, pelo que a região dos vinhos verdes mantém a expectativa de fechar o ano com um novo recorde de exportações”, revela Dora Simões, presidente da direção da Comissão de Viticultura da região dos vinhos verdes (CVRVV).

Com o arranque de 2023, a região já começou a expansão para novos mercados. Em comunicado, a região congratula-se pelo regresso ao Reino Unido e a estreia na Polónia e Coreia do Sul, ambos integrados no plano de promoção anual.

Para estes países, a CVRVV aposta na promoção e define um conjunto de ações educativas, apresentações dirigidas a líderes de opinião e trade, provas e eventos de posicionamento destinados a reforçar a comunicação de valor nos segmentos dos vinhos.

“Para 2023, apostamos em novos mercados de promoção como a Coreia do Sul que, à semelhança do México, é um mercado pequeno com um grande potencial e no qual assistimos a um crescimento de mais de 30% em volume e de 48% em valor até novembro”, sustenta Dora Simões, apresentando que a estratégia prevista vai permitir “manter um crescimento sustentado nos vários mercados de exportação, que são já mais de uma centena em todo o mundo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.