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Exportações de vinhos nacionais alcançaram os 210,1 milhões

Durante estes três meses e em comparação com o mesmo período do ano passado, verificou-se um decréscimo em valor (0,95%) em volume (3,28%), mas registou-se um aumento no preço médio de 2,41%.
16 Maio 2023, 07h32

No primeiro trimestre de 2023, as exportações totais de vinhos portugueses alcançaram os 210,1 milhões de euros e um preço médio de 2,85 euros/litro, segundo a Associação Interprofissional do Vinho, ViniPortugal.

Durante estes três meses e em comparação com o mesmo período do ano passado, verificou-se um decréscimo em valor (0,95%) em volume (3,28%), mas registou-se um aumento no preço médio de 2,41%.

Em relação aos mercados que mais se destacaram em termos de exportações, no que diz respeito ao valor (euros), os Estados Unidos da América (25 milhões) mantêm a liderança, com França (23,8 milhões) em segundo lugar e o Brasil (15 milhões) em terceiro.

Já no que diz respeito ao volume (litros), Angola (9 milhões de litros) aparece em grande destaque, seguida de França (7,9 milhões de litros) e Estados Unidos da América (5,8 milhões de litros).

Em termos de preço médio, verifica-se que no primeiro trimestre de 2023 e em comparação com o mesmo período do ano passado, Angola é o mercado com melhor performance, com um aumento de 12,83%.

Comparando com o primeiro trimestre de 2022, as exportações para os mercados da Rússia e Ucrânia registaram um crescimento acentuado em valor, de 84,56% e 72,85% respectivamente.

“Apesar de um ligeiro decréscimo no que diz respeito aos valores das exportações, acreditamos que 2023 vai ser um ano bastante positivo para os vinhos portugueses. O primeiro trimestre do ano é sempre mais moroso em termos de performance, pois é penalizado pelo stock resultante das aquisições nas épocas festivas do final anterior”, afirma Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal, em comunicado.

No entanto,” temos vindo a conseguir aumentar o preço médio, que era um dos nossos principais objectivos para este ano. Estamos, neste momento, a trabalhar, quer na promoção dos nossos vinhos nos mercados tradicionais, como a negociar a entrada em novos mercados, onde existe um grande potencial de crescimento e, graças à resiliência e qualidade dos nossos produtores nacionais, acreditamos que vamos atingir excelentes resultados até ao final deste ano”, acrescenta.

As exportações sem Vinho do Porto verificaram um crescimento em valor (+2,41%) e preço médio (+4,28%) e uma quebra em volume (-1,79%), face ao período homólogo. Os mercados da Rússia (+161,44%), México (+94,83%) e Ucrânia (+81,74%) foram os que mais se destacaram.

Entre janeiro e março deste ano, o Vinho do Porto foi o mais exportado (62,3M€), no entanto, os Vinhos da Região da Península de Setúbal foram os que registaram o maior aumento percentual face ao mesmo período de 2022 (+32,32%).

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