Exportações do agroalimentar nacional cresceram 6% até agosto

O setor agroalimentar nacional gerou exportações de 6,6 mil milhões de euros em 2017

As exportações do setor agroalimentar nacional cresceram 6% nos primeiros oito meses deste ano fsace ao período homólogo de 2017, revelou hoje Luís Medeiros Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, na cerimónia de inauguração da feira SIAL Paris 2018.

No entanto, Luís Medeiros Vieira não revelou o valor das exportações.

De referir que no ano passado, o setor agroalimentar nacional gerou exportações de 6,6 mil milhões de euros.

A SIAL é a maior do setor alimentar a nível mundial.

Nesta edição, Portugal via estar representado através de 117 empresas, que marcam presença, na sua maioria, sob a marca-chapéu Portugal Foods ou enquadradas no InovCluster da Região Centro.

A visita do secretário de Estado às empresas nacionais na SIAL está a prosseguir durante esta tarde, tendo Luís Medeiros Vieira sublinhado que “a crescente participação de empresas nacionais neste tipo de eventos contribui para o aumento das exportações dos nossos produtos agroalimentares, uma relação que tenho vindo a comprovar ao longo do tempo”.

“O Governo tem vindo a acentuar a aposta na internacionalização e nas exportações, acelerando o processo de abertura de novos mercados”, destaca um comunicado do Ministério da Agricultura.

Segundo Luís Medeiros Vieira, esta é “uma dinâmica que é fruto, em primeiro lugar, do empenho e determinação dos nossos empresários, que apostam cada vez mais na inovação e na internacionalização”, acrescentando que “para estes objetivos contribuem também as políticas públicas, nomeadamente através da diplomacia económica, tendo este Governo já aberto mais de 50 mercados para Países Terceiros, estando a trabalhar ativamente para a abertura de mais 53 novos mercados, bem como o apoio ao investimento privado nas empresas”.

Fazendo um balanço na área do investimento, o secretário de Estado lembrou que “foram já aprovados mais de 20.000 projetos no PDR 2020, que correspondem a um investimento de 3,1 mil milhões de euros, aos quais foram concedidos incentivos a fundo perdido de 1,5 mil milhões de euros”.

Ler mais

Recomendadas

Presidência da Eurorregião Alentejo-Algarve transita para a Andaluzia

O presidente Junta da Andaluzia, Juan Moreno, lidera agora a eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia – a designada EuroAAA -, defendendo que esta estrutura deve ter maior ambição na Europa. Já anunciou que quer albergar a próxima Cimeira Ibérica Espanha-Portugal

Subida do preço de carne suína mantém inflação na China no nível mais alto em sete anos

O preço da carne de porco, a principal fonte de proteína animal na cozinha chinesa, quase duplicou, e puxou a inflação em todo o setor alimentar, agravando os efeitos da desaceleração da economia chinesa e de uma prolongada guerra comercial com os Estados Unidos.

Food & Nutrition Awards. Apenas uma categoria sem candidaturas

Somadas as inscrições, apenas uma categoria não somou qualquer candidatura: Digital Business.
Comentários