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Exportações do Lidl em Portugal impactam 245 milhões na economia nacional em 2022

De acordo com a nova edição do estudo da KPMG, as exportações do Lidl Portugal representaram, em 2022, 1,9% das exportações nacionais de produtos alimentares para a União Europeia, “tendo gerado, de forma direta, indireta e induzida, um impacto de 245 milhões de euros (+12% face a 2021) nos setores de atividade associados à produção destes produtos em Portugal”.
28 Junho 2023, 14h05

Saiu a nova edição do “Estudo de Impacto das Exportações do Lidl na Economia Nacional”, realizado pela KPMG, que revela que as exportações do Lidl Portugal representaram 1,9% do total de exportações portuguesas de produtos alimentares para a União Europeia em 2022. “De forma direta, indireta e induzida, geraram ainda um impacto de 245 milhões de euros (+12% face a 2021) nos setores de atividade associados à produção destes produtos”, segundo a retalhista.

De acordo com a nova edição do estudo da KPMG da exportações do Lidl Portugal, no que se refere ao impacto, 54% corresponde à contribuição direta da atividade dos fornecedores; 17% diz respeito ao impacto indireto e 29% corresponde ao impacto induzido do Lidl.

O estudo revela ainda que, no ano passado, por cada euro gasto em produtos destinados à exportação, foram gerados 1,87 euros na economia portuguesa, tendo o Lidl contribuído mais significativamente para setores como Produtos alimentares; Produtos da agricultura, da produção animal e da caça e dos serviços relacionados; Bebidas e Produtos da pesca e da aquacultura .

“O crescimento sustentado da exportação de produtos nacionais para os vários mercados onde o Lidl está presente, tem refletido o compromisso do retalhista com o país e os fornecedores portugueses ao longo dos anos, bem como o seu papel preponderante na economia nacional”, refere em comunicado o Lidl.

No seu ano fiscal de 2022 (março de 2022 a fevereiro de 2023), o Lidl impulsionou as vendas de mais de 100 fornecedores nacionais, ajudando a exportar mais de 200 produtos para 29 países dos 32 onde está presente, sendo a Alemanha, Espanha e França os principais mercados.

No top 3 de categorias mais relevantes encontram-se as Frutas & Legumes que totalizaram 26,2 mil toneladas (+4,4 mil toneladas e +20% face ao período homólogo); os Vinhos e Licores que somaram 6,9 milhões de litros (+1,8 mil litros e +34% face ao período homólogo) e os Legumes e Leguminosas enlatados que atingiram as 22,6 mil toneladas (+14,2 mil toneladas e +169% face ao período homólogo).

Mas há categorias que mais do que duplicaram as quantidades exportadas face ao ano anterior. Nomeadamente os Artigos de Charcutaria (+435%), Queijos (+253%) e Peixe e Conservas de Peixe (+230%).

“Empenhado em promover o que é português, o Lidl tem estado sempre ao lado dos fornecedores nacionais, privilegiando os seus produtos e incentivando o seu crescimento”, refere a cadeia de supermercados que atua como interlocutor e dá apoio em todas as etapas do processo.

“O Lidl é atualmente a maior rede de distribuição na Europa, levando a qualidade de Portugal além fronteiras e contribuindo de forma significativa para a economia nacional”, sublinha a empresa.

Importa ainda salientar que 78% dos fornecedores que exportam através do Lidl são Pequenas e Médias Empresas (PME) e que o volume de negócios associado às exportações facilitadas pelo Lidl gerou, em 2022, a criação de 4.932 empregos em Portugal, um aumento de 8% face a 2021, representando mais 364 postos de trabalho, de forma direta, indireta e induzida.

Para Bruno Pereira, Administrador de Compras do Lidl Portugal, “as exportações do Lidl continuam a crescer de forma sustentada (…) os resultados do estudo da KPMG evidenciam bem o nosso contributo para a economia nacional, através do apoio aos produtores nacionais e da promoção da qualidade dos produtos portugueses no mundo”.

Já Pedro Silva, Diretor da KPMG Portugal que colaborou com o Lidl no desenvolvimento do Estudo de Impacto das Exportações do Lidl na Economia Nacional e auxiliar a divulgação das consequências desse impacto para o país, explica que “partimos do valor das exportações e, utilizando uma metodologia amplamente testada, que não só avalia o impacto directo do contributo do Lidl, mas também o impacto indirecto e induzido nos restantes sectores da economia portuguesa, conseguimos caracterizar a importância do Lidl na dinamização das exportações Portuguesas, no aumento da competitividade da economia nacional e dos níveis de emprego, especialmente junto das PMEs portuguesas”.

 

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