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Exportações: empresários mantêm meta dos 60% do PIB

É imperativo o apoio à internacionalização seja acompanhado de “uma forte estratégia de estímulo ao escalar das empresas”. AICEP quer saber o que vale a percepção do ‘made in Portugal’.
Workers walk past stacked shipping containers at a commercial port in Vladivostok, Russia October 22, 2021. REUTERS/Tatiana Meel
6 Dezembro 2025, 18h00

Apesar de todos os constrangimentos – nomeadamente as tarifas, as guerras e a ‘deslealdade’ concorrencial da indústria da União Europeia face a outras geografias – os empresários portugueses mantêm como meta atingirem um peso de 60% do PIB nas exportações, até 2030. Mas, face ao contexto, adiantem que alguma coisa tem de ser feita para viabilizar essa meta – que há apenas dois anos parecia estar ‘ao virar da esquina’.

“É necessário que as medidas de apoio à internacionalização sejam acompanhadas de uma forte estratégia de estímulo ao escalar das empresas, pois a dimensão do nosso tecido empresarial limita a atuação em determinados mercados, nomeadamente os de maior dimensão, mais longínquos e não tradicionais, que são também, por vezes, os mais dinâmicos. O redimensionamento empresarial terá também um impacto ao nível da melhoria da produtividade”, refere o presidente do Conselho de Administração da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Luís Miguel Ribeiro, em declarações ao JE.

Acesso reservado a assinantes. Leia aqui a versão completa. Edição do Jornal Económico de 5 de dezembro.


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