[weglot_switcher]

Fábrica de jipes planeada para Estarreja já está à procura de fornecedores em Portugal

A fábrica deverá nascer em Estarreja: um investimento de 300 milhões de euros, que vai criar 600 postos de trabalho, e deverá entrar em produção em 2021. A meta é produzir 25 mil automóveis por ano em Portugal, noticiou o Jornal de Notícias.
6 Setembro 2019, 16h27

Projekt Grenadier é o nome do projeto que está a desenvolver um jipe com motor BMW que vai ser fabricado em Portugal a partir de 2021. A notícia foi avançada esta sexta-feira, 6 de setembro, pelo Jornal de Notícias.

A fábrica deverá nascer em Estarreja: um investimento de 300 milhões de euros, que vai criar 600 postos de trabalho, e deverá entrar em produção em 2021. A meta é produzir 25 mil automóveis por ano em Portugal.

O projeto está a ser desenvolvido pela empresa britânica INEOS Automotive. Esta companhia é detida pelo empresário britânico, Jim Ratcliffe, que decidiu fabricar um todo-o-terreno, depois da Land Rover ter terminado a produção do Defender original em 2016.

“Quando a Jaguar Land Rover anunciou que iria terminar a produção do Land Rover Defender em 2016, deixou uma lacuna no mercado para um todo-o-terreno, que o Jim decidiu que a INEOS podia colmatar, assim nasceu o Projekt Grenadier”, pode-se ler no site da empresa.

A empresa já está no terreno em Portugal à procura de fornecedores de componentes, segundo a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA).

“A AFIA, desde o ano de 2018, tem vindo a colaborar com a INEOS Automotive na identificação de potenciais fornecedores para o Projekt Grenadier. Tendo já ocorrido reuniões individuais entre empresas portuguesas de componentes automóveis e a INEOS”, revela a AFIA em comunicado divulgado hoje.

“A concretizar-se esta nova implantação, a AFIA congratula-se e manifesta a sua satisfação por este reconhecimento, que demonstra a competitividade da indústria automóvel portuguesa”, segundo o comunicado.

https://jornaleconomico.pt/noticias/portugal-vai-ter-uma-nova-fabrica-de-automoveis-investimento-de-300-milhoes-em-estarreja-486778

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.