Fábrica de jipes planeada para Estarreja já está à procura de fornecedores em Portugal

A fábrica deverá nascer em Estarreja: um investimento de 300 milhões de euros, que vai criar 600 postos de trabalho, e deverá entrar em produção em 2021. A meta é produzir 25 mil automóveis por ano em Portugal, noticiou o Jornal de Notícias.

Projekt Grenadier é o nome do projeto que está a desenvolver um jipe com motor BMW que vai ser fabricado em Portugal a partir de 2021. A notícia foi avançada esta sexta-feira, 6 de setembro, pelo Jornal de Notícias.

A fábrica deverá nascer em Estarreja: um investimento de 300 milhões de euros, que vai criar 600 postos de trabalho, e deverá entrar em produção em 2021. A meta é produzir 25 mil automóveis por ano em Portugal.

O projeto está a ser desenvolvido pela empresa britânica INEOS Automotive. Esta companhia é detida pelo empresário britânico, Jim Ratcliffe, que decidiu fabricar um todo-o-terreno, depois da Land Rover ter terminado a produção do Defender original em 2016.

“Quando a Jaguar Land Rover anunciou que iria terminar a produção do Land Rover Defender em 2016, deixou uma lacuna no mercado para um todo-o-terreno, que o Jim decidiu que a INEOS podia colmatar, assim nasceu o Projekt Grenadier”, pode-se ler no site da empresa.

A empresa já está no terreno em Portugal à procura de fornecedores de componentes, segundo a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA).

“A AFIA, desde o ano de 2018, tem vindo a colaborar com a INEOS Automotive na identificação de potenciais fornecedores para o Projekt Grenadier. Tendo já ocorrido reuniões individuais entre empresas portuguesas de componentes automóveis e a INEOS”, revela a AFIA em comunicado divulgado hoje.

“A concretizar-se esta nova implantação, a AFIA congratula-se e manifesta a sua satisfação por este reconhecimento, que demonstra a competitividade da indústria automóvel portuguesa”, segundo o comunicado.

Portugal vai ter uma nova fábrica de automóveis: investimento de 300 milhões em Estarreja

Ler mais
Relacionadas

Portugal vai ter uma nova fábrica de automóveis: investimento de 300 milhões em Estarreja

O investimento é da empresa privada Ineos, multinacional de produtos químicos do Reino Unido, que criou a empresa portuguesa ‘Amazing Wheels’ em janeiro deste ano. A companhia vai produzir jipes com motores da BMW.
Recomendadas
catarina_martins_oe_2020

Covid-19: Catarina Martins faz um apelo a Costa para que estenda já as moratórias

“Deixo aqui hoje este apelo a António Costa: não espere que seja tarde demais, não espere pelo início dos despejos e das falências. As moratórias têm de ser estendidas já”, num comício maioritariamente virtual que assinalou o encerramento da conferência autárquica online e os 22 anos do BE, que comemora no domingo a sua fundação.

TAP. Ratificação dos acordos com pilotos e tripulantes era “passo crucial”, diz o Governo

“Porque estes acordos representam um compromisso muito firme de todos com o futuro da companhia, dão ainda mais credibilidade ao plano de reestruturação que o Estado português continuará a negociar com a Comissão Europeia ao longo das próximas semanas”, sublinhou o Ministério das Infraestruras e da Habitação.

Serviços postais caem 12,4% mas tráfego de encomendas dispara 20% em 2020

Tráfego total dos serviços postais caiu 12,4% em 2020, uma quebra que “está associada aos efeitos da pandemia da Covid-19” e que foi “mais expressiva” do que o recuo verificado em 2019 (-6,7%). A pandemia terá tido “um impacto direto, negativo, de 9,8% no tráfego postal total”.
Comentários