[weglot_switcher]

Fábrica de jipes projetada para Portugal está à procura de nome para novo modelo

Inspirado no Land Rover Defender original, o milionário inglês Jim Ratcliffe está a pedir sugestões para o nome do novo todo o terreno que deverá ser tornado público em 2020.
11 Setembro 2019, 10h02

O milionário inglês Jim Ratcliffe pretende construir uma fábrica de jipes em Portugal, segundo avançou o Jornal de Notícias. O modelo que será produzido em Estarreja ainda não foi batizado e a INEOS Automotive está a pedir sugestões para o nome.

“Ajuda a equipa do Projekt Grenadier a dar um nome ao novo todo-o-terreno, que será lançado em 2020. A tua sugestão irá diretamente para a equipa que está atualmente a desenhar e preparar o veículo”, pode-se ler na página do Projekt Grenadier, o nome do projeto a partir do qual irá nascer o novo jipe.

Até agora só é conhecido o nome do projeto – Projekt Grenadier, que será equipado com motores TwinPower Turbo a gasolina e gasóleo da alemã BMW, uma parceria que ficou fechada em março deste ano. O objetivo é construir um puro 4×4 semelhante ao original Land Rover Defender que deixou de ser produzido em 2016, “semelhante aos todo o terreno originais, como o Willys Jeep, Series 1 Land Rover e o J40 Toyota Land Cruiser”, segundo a INEOS Automotive.

“O Projekt Grenadier vai ser um 4×4 trabalhador que vai apoiar uma variedade de clientes em todo o mundo, desde África à Austrália e Ásia, da Europa aos Estados Unidos”, afirma a companhia.

De acordo com o Jornal de Notícias, o empresário inglês poderá investir 300 milhões de euros em Estarreja para produzir o novo jipe, que deverá criar 600 postos de trabalho. A fábrica deverá iniciar a produção em 2021 e construir 25 mil automóveis por ano.

A ideia para Projekt Grenadier vem do local onde nasceu a ideia: o pub The Grenadier na zona de Knightsbridge, em Londres. Já o “Projekt” é uma homenagem à engenharia alemã que vai equipar os anunciados jipes.

Jim Ratcliffe, é atualmente o homem mais rico do Reino Unido e dono da petroquímica INEOS. Recentemente, esteve interessado na compra de um clube de futebol na Premier League, mas as aquisições do Chelsea e do Newcastle não avançaram. A empresa acabou por atravessar o Canal da Mancha, e comprou o OGC Nice que milita na primeira divisão francesa de futebol.

Apaixonado por automóveis todo-o-terreno, o milionário decidiu avançar para a produção industrial, após a Jaguar Land Rover ter terminado a produção do Defender original.

“Quando a Jaguar Land Rover anunciou que iria terminar a produção do Land Rover Defender em 2016, deixou uma lacuna no mercado para um todo-o-terreno, que o Jim decidiu que a INEOS podia colmatar, assim nasceu o Projekt Grenadier”, pode-se ler no site da empresa.

Segundo revelou a a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), a INEOS Automotive já está no terreno em Portugal à procura de fornecedores de componentes.

“A AFIA, desde o ano de 2018, tem vindo a colaborar com a INEOS Automotive na identificação de potenciais fornecedores para o Projekt Grenadier. Tendo já ocorrido reuniões individuais entre empresas portuguesas de componentes automóveis e a INEOS”, revela a AFIA em comunicado divulgado na passada sexta-feira.

“A concretizar-se esta nova implantação, a AFIA congratula-se e manifesta a sua satisfação por este reconhecimento, que demonstra a competitividade da indústria automóvel portuguesa”, segundo o comunicado.

https://jornaleconomico.pt/noticias/fabrica-de-jipes-planeada-para-estarreja-ja-esta-a-procura-de-fornecedores-em-portugal-487111

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.