[weglot_switcher]

Fábrica de Unicórnios lança hub de saúde com a AstraZeneca, CUF, Linde e European Longevity Hub

“O healthhub vai reunir empreendedores, investidores, universidades, como a Católica Medical School e a Nova Medical School, e grandes empresas para criar uma comunidade dinâmica e colaborativa na área da saúde que possa ganhar escala a nível internacional, impulsionando novas ideias e atraindo novos projetos que promovam a transformação do setor”, explica a Unicorn Factory.
14 Novembro 2025, 12h45

A Unicorn Factory Lisboa lançou o healthhub, um novo centro de inovação para acelerar soluções tecnológicas que respondem aos principais desafios do setor da saúde.

O novo hub é criado em parceria com a AstraZeneca, a CUF, a Linde, o European Longevity Hub e o SITIO, aos quais se juntam sete parceiros de ecossistema, como a Associação Nacional de Farmácias.

“O healthhub vai reunir empreendedores, investidores, universidades, como a Católica Medical School e a Nova Medical School, e grandes empresas para criar uma comunidade dinâmica e colaborativa na área da saúde que possa ganhar escala a nível internacional, impulsionando novas ideias e atraindo novos projetos que promovam a transformação do setor”, explica a Unicorn Factory.

Para Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “a Fábrica de Unicórnios continua a crescer e a criar emprego para os lisboetas. São mais de 16 mil oportunidades de trabalho que chegam sobretudo aos mais jovens”.

“Este hub de inovação está instalado no Rossio, no novo edifício do SITIO, e conta com 11 salas privadas e 56 postos de trabalho, que vão acolher startups e equipas em diferentes fases de crescimento. Com o healthhub, Lisboa reforça a sua posição como um dos ecossistemas mais dinâmicos da Europa, impulsionando oportunidades de parcerias e startups a crescer e escalar os seus projetos para mercados internacionais. O objetivo é desenvolver um polo global de inovação na área da saúde, capaz de atrair talento, investimento, criação de emprego e novas parcerias estratégicas, continuando a consolidar a cidade como a capital europeia da inovação”, refere o comunicado.

Este espaço representa o sexto centro de inovação criado pela Unicorn Factory Lisboa ao longo dos seus três anos de atividade, juntando-se ao AIhub e web3hub, no Alvalade Innovation District, greenhub, gaminghub e engineershub, no Saldanha, e ao Beato Innovation District.

Atualmente, Lisboa acolhe mais de 80 empresas tecnológicas internacionais, incluindo 17 unicórnios, responsáveis pela criação de mais de 16.500 empregos.

Gil Azevedo, diretor-executivo da Unicorn Factory Lisboa, explica que “o setor da saúde enfrenta desafios importantes e está num processo de transformação, o que incentiva a inovação nesta área crítica. O healthhub nasce para acelerar esta mudança, reunindo talento e parceiros estratégicos para desenvolver soluções inovadoras que tragam eficiência ao setor, aumentem a capacidade de resposta dos serviços de saúde e acompanhem novas áreas de crescimento, como a longevidade”.

No âmbito das parcerias realizadas, Nathalie Cardinal von Widdern, Presidente da AstraZeneca Portugal, refere que “o healthhub representa um passo importante para promover a colaboração e a inovação em Saúde e nas Ciências da Vida. Na AstraZeneca Portugal, temos orgulho em contribuir para este ecossistema, trabalhando lado a lado com os nossos parceiros para explorar novas ideias e abordagens que possam melhorar os cuidados aos doentes e reforçar o sistema da saúde”.

Na sequência de um ano de colaboração bem-sucedida entre a CUF e a Unicorn Factory Lisboa, Paula Brito Silva, Administradora da CUF, considera “uma evolução natural a união de forças no healthub, onde os 80 anos de experiência e vitalidade da CUF se encontram com a dinâmica e a capacidade de crescimento da Unicorn Factory Lisboa, fortalecendo o ecossistema da saúde e impulsionando o futuro através da inovação.”

Acrescenta, ainda, que esta união “reforça a ligação da CUF ao ecossistema de inovação em saúde, fomentando a avaliação e adoção das mais recentes tendências, enquanto apoiamos startups, seja através de mentoria em fases iniciais, ou testando soluções em fases mais maduras dos projetos.”

Tiago Esteves, Diretor-geral da Linde Saúde para a região Europa Ocidental, adianta que “estamos extremamente entusiasmados por nos associarmos à Unicorn Factory Lisboa para dar vida a este healthub. Esta parceria reflete o nosso compromisso contínuo com a inovação no cuidado da saúde. Queremos cocriar soluções que façam a diferença onde interessa: na casa dos doentes e nos resultados do sistema de saúde.”

Por fim, Roberto Ludovico, co-founder do European Longevity Hub, reforça que é “importante que Portugal continue a destacar-se como um polo europeu de inovação em saúde e longevidade. Ao unir o ecossistema global do European Longevity Hub com a força empreendedora da Unicorn Factory Lisboa, estamos a criar um ambiente fértil para unir as startups, investidores, empresas e outras entidades que querem transformar o presente e o futuro da saúde”.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.