[weglot_switcher]

Faes Farma recebe luz verde para operar fábrica que vai duplicar produção de medicamentos

Farmacêutica espanhola com presença na Amadora vai duplicar a capacidade de produção para mais de 100 milhões de unidades de medicamentos por ano, na província da Biscaia, País Basco.
Chip East / Reuters
7 Janeiro 2025, 20h48

A farmacêutica espanhola Faes Farma, que em Portugal tem os laboratórios Vitoria na Amadora, obteve autorização da União Europeia (UE) para que o centro de Derio na província da Biscaia, País Basco, comece a funcionar como laboratório e centro de produção de medicamentos. A notícia é avançada esta terça-feira, 7 de janeiro pelo jornal digital “CincoDías”.

O complexo envolveu um investimento de 200 milhões de euros, foi concluído em meados de 2024 e aguardava licenças de atividade. O suporte regulatório agora obtido soma-se à certificação GMP de boas práticas da Agência Espanhola de Medicamentos. 

O complexo, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia de Bizkaia numa área de 60 mil metros quadrados, permitirá à Faes Farma duplicar a capacidade de produção para mais de 100 milhões de unidades de medicamentos por ano. A empresa aumentará a produção de cápsulas moles e sticks líquidos e no processo aumentará as suas exportações na Europa.

De acordo com “CincoDías”, Faes Farma realiza já 58% da sua faturação no mercado externo. Fora da Europa, possui meia dúzia de subsidiárias na América Latina em países como Chile, Peru, Equador, Colômbia e região centro-americana-dominicana. Nesta parte do planeta conta com 800 trabalhadores, num total de 1.700 colaboradores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.