Os particulares contrataram 2,1 mil milhões de euros em crédito à habitação com garantia do Estado entre janeiro e junho, anunciou hoje o Banco de Portugal que passa a divulgar mensalmente, no BPstat, informação sobre a utilização do regime da garantia do Estado em contratos de crédito à habitação própria e permanente.
“No primeiro semestre de 2025, foram celebrados 10,7 mil contratos de crédito à habitação própria e permanente ao abrigo do regime de garantia do Estado, num montante global de 2,1 mil milhões de euros”, referiu o banco central.
Esses valores representaram 20,5% do número de contratos e 23,5% do montante total de crédito concedido pelo sistema financeiro para aquisição de habitação própria e permanente naquele período.
Considerando apenas os contratos de crédito para aquisição de habitação própria e permanente celebrados com jovens até aos 35 anos, os contratos abrangidos pela garantia do Estado corresponderam a 37,4% do número de contratos e a 39,8% do total do montante contratado.
No final de junho, estavam utilizados 25,9% (280 milhões de euros) do montante total atribuído pelo Estado para garantia no âmbito deste regime, revela o BdP.
Em junho, foram celebrados 2,3 mil contratos com garantia do Estado, num total de 441 milhões de euros, o correspondente a 46,1% dos contratos e 47,6% do montante contratado por jovens até aos 35 anos para aquisição de habitação própria e permanente, conclui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com