[weglot_switcher]

Famílias contrataram 2,1 mil milhões em crédito à habitação com garantia do Estado entre janeiro e junho

No primeiro semestre de 2025, foram celebrados 10,7 mil contratos de crédito à habitação própria e permanente ao abrigo do regime de garantia do Estado, de acordo com dados do Banco de Portugal.
30 Julho 2025, 11h49

Os particulares contrataram 2,1 mil milhões de euros em crédito à habitação com garantia do Estado entre janeiro e junho, anunciou hoje o Banco de Portugal que passa a divulgar mensalmente, no BPstat, informação sobre a utilização do regime da garantia do Estado em contratos de crédito à habitação própria e permanente.

“No primeiro semestre de 2025, foram celebrados 10,7 mil contratos de crédito à habitação própria e permanente ao abrigo do regime de garantia do Estado, num montante global de 2,1 mil milhões de euros”, referiu o banco central.

Esses valores representaram 20,5% do número de contratos e 23,5% do montante total de crédito concedido pelo sistema financeiro para aquisição de habitação própria e permanente naquele período.

Considerando apenas os contratos de crédito para aquisição de habitação própria e permanente celebrados com jovens até aos 35 anos, os contratos abrangidos pela garantia do Estado corresponderam a 37,4% do número de contratos e a 39,8% do total do montante contratado.

No final de junho, estavam utilizados 25,9% (280 milhões de euros) do montante total atribuído pelo Estado para garantia no âmbito deste regime, revela o BdP.

Em junho, foram celebrados 2,3 mil contratos com garantia do Estado, num total de 441 milhões de euros, o correspondente a 46,1% dos contratos e 47,6% do montante contratado por jovens até aos 35 anos para aquisição de habitação própria e permanente, conclui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.