[weglot_switcher]

Farto do seu emprego? Seis dicas para abraçar um novo projeto em 2020

Com o fim do ano à vista está na hora de começar a trabalhar nas resoluções para o próximo ano. Se uma dessas inclui começar novos projetos ou até mesmo mudar de emprego, saiba como o fazer da melhor maneira.
21 Novembro 2019, 11h47

Mudar de carreira profissional e conseguir obter oportunidades num novo setor será sempre um desafio, que apesar de ser emocionante, também implica algumas dificuldades. Se já percebeu que a sua carreira precisa de uma nova abordagem em 2020, é hora de começar a planear os próximos passos, para iniciar o ano em grande.

Para que essa transição ocorra sem solavancos, a organização de recursos humanos Adecco partilha algumas dicas para ajudar nessa tarefa:

  • Saiba exatamente o que quer

Primeiro, descreva em detalhe exatamente em que posição/função gostaria de trabalhar. Ter uma ideia muito clara dos objetivos ajudá-lo-á a não dar passos falsos.

  • Está preparado para entrar num novo setor?

Analise quais são os requisitos para começar no novo setor de interesse e comece a treinar nas áreas necessárias.

Pesquise cursos, escolas, formações (presenciais ou online), conferências ou eventos. A oferta de recursos disponíveis para formação é hoje mais ampla do que nunca. Use a internet, redes sociais, bibliotecas, organizações ou instituições para descobrir maneiras diferentes de abordar os seus objetivos.

  • Ganhe experiência na área

Seja como um colaborador pontual, estagiário ou simplesmente voluntário. Encontre uma maneira de começar a criar experiência no seu novo campo de interesse. Entre em contato com empresas ou instituições relacionadas ao seu novo objetivo para descobrir como fazê-lo.

  • Faça novos contactos

Agora deve incluir contatos vinculados aos seus novos objetivos profissionais. Lembre-se de procurar empresas e organizações, mas também profissionais do seu novo setor de interesse que possam ajudá-lo nessa mudança. Participe em fóruns, participe em eventos de networking e comece a estabelecer relações com aqueles que partilham os seus novos interesses.

  • Renove o seu CV

Comece a adaptar as suas cartas de apresentação, currículos e perfis online ao seu novo objetivo profissional. É hora de descobrir as habilidades transferíveis e reformular as palavras-chave no seu perfil.

  • Não tenha medo de apostar nas empresas maiores

Depois de começar a mudar e apostar num novo curso vai ganhar as ferramentas necessárias para começar a trabalhar no setor. É hora de entrar em contato com empresas que representam um target e oferecer o seu conhecimento e experiência. A auto-candidatura é uma ferramenta ideal para isso.

Aprenda a comunicar com eficácia com as empresas e obter o primeiro passo final em direção ao seu novo setor de interesse.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.