A Tesla reclama para o Model S P100D – com as maiores baterias – uma autonomia de 613 km, mas dois fãs da marca conseguira bater este máximo por uma margem confortável de quase 300 km, ao atingir os 901 km com uma única carga. Steven Peeters, proprietário de um Tesla Model S P100D, e o seu amigo Joeri Cools usaram uma técnica chamada “hypermiling” para conseguir este feito, que é um recorde mundial não oficial.
“Hypermiling” é um conjunto de técnicas destinadas a melhorar a eficiência de um veículo. Peeters e Cools, não desvendam as técnicas utilizadas, adiantando apenas que desligaram o ar condicionado para preservar energia. Além disso, os dois amigos usaram um percurso circular de 26 km para bater o recorde. No seu blogue, onde relata a experiência, Peeters diz que “teria sido mais benéfico conduzir “a direito” e com vento a favor, a nossa abordagem teve a vantagem de podermos aprender a cada ‘volta’”.
Peeters e Cools conduziram à vez durante 23 horas e 45 minutos, tarefa difícil em altura de temperaturas elevadas e sem ar condicionado. Peeters relata que, por vezes, a temperatura dentro do carro chegou a atingir os 35 graus: “Foi como estar sentado no Inferno”, escreveu Peeters, que acrescenta: “Suspirávamos de alívio sempre que o Sol estava atrás de nós e os vidros traseiros, escurecidos, ofereciam alguma proteção”.
No seu blogue, Peeters questionava-se acerca da possibilidade de ser possível ir ainda mais longe com o Model S 100D pois o motor traseiro é mais eficiente e leve que o do P100D. Elon Musk, CEO da Tesla, respondeu no Twitter, afirmando que deverá ser possível conduzir mais de 1000 km com um 100D, desde que com os pneus adequados.
Over 1000 km should be possible in a 100D with the right tires https://t.co/8czN3dVZE4
— Elon Musk (@elonmusk) June 21, 2017
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com