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Fátima Campos Ferreira e José Alberto de Carvalho são os jornalistas mais influentes em Portugal

Os jornalistas portugueses colocados no ranking foram escolhidos com base em três critérios: desempenho de cargos diretivos na comunicação social, presença em programas ou espaços próprios e atuação nos media sociais e digitais.
20 Novembro 2019, 11h01

Fátima Campos Ferreira (RTP), José Alberto de Carvalho (TVI) e Alexandra Borges da TVI são os jornalistas mais influentes em Portugal.

Foi divulgado esta quarta-feira, 20 de novembro, o estudo que revela os jornalistas mais influentes de Portugal, tendo em conta a sua presença nos média tradicionais e nas redes sociais. O estudo em questão, realizado pela Omnicom, Cision e Universidade Católica Portuguesa, analisou a atuação de 45 profissionais do jornalismo “com uma ação mais efetiva na sociedade portuguesa”.

Os jornalistas portugueses colocados no ranking foram escolhidos com base em três critérios: desempenho de cargos diretivos na comunicação social, presença em programas ou espaços próprios e atuação nos media sociais e digitais. O estudo em questão sustenta que foram recolhidos dados no primeiro trimestre de 2019,”incluindo a análise de quase três mil publicações de rádio, imprensa, TV, Facebook e Twitter.

“A presença e atividade dos jornalistas em Portugal foi mapeada através das suas produções noticiosas nos meios tradicionais e das suas publicações nos meios digitais próprios.  O estudo analisou as publicações tomando em consideração o suporte, tipo de meios, temas, estilo discursivo e género do jornalista”, lê-se no comunicado agregado ao estudo e ranking. 

O espaço mediático ocupado pelos jornalista presentes no estudo prendeu-se com a política nacional (27%), economia e política internacional (14%). Relativamente às peças publicadas, foram analisadas a imprensa (18%), rádio (8%), televisão (41%) e internet (33%).

O estilo crítico dominou 43% das notícias gerais, sendo que as publicações críticas dominaram na educação (80%), justiça (68%), saúde (56%) e política nacional (49%). As intervenções desportivas lideraram o estilo analítico-interpretativo (54%), tal como a política internacional (60%).

“No que respeita a posição editorial, a maioria dos cargos diretivos (59%) são ocupados por homens”, garante o estudo da Omnicom. “É também interessante ver que existe uma relação entre o género dos jornalistas e os temas tratados, com os homens a dominarem a área da política nacional, economia e desporto e as mulheres a serem as principais protagonistas na área da política internacional e sociedade”.

“A relação entre posição editorial e os temas tratados sugere que áreas como a economia ou política tendem a ser tratadas por jornalistas com cargos superiores hierarquicamente, ao contrário do desporto ou sociedade.  Estes mesmos jornalistas tendem mais para uma intervenção com tom crítico (44%) do que analítico-interpretativo (36%)”, lê-se no estudo.

Analisando as redes sociais, o estudo afirma que 28% das publicações são de auto-promoção, 27% de opinião e crítica, 12% de partilha de notícias e relatos diretos e 2% consistem na correção de erros e reflexão sobre a prática jornalística. Ainda assim, nã só de notícias próprias vivem os jornalistas, sendo que 17% partilham notícias de outros meios.

Quais são os jornalistas mais influentes nos canais profissionais?

Fátima Campos Ferreira, cara da RTP no programa ‘Prós e Contras’, ocupa a primeira posição deste ranking. Segue-lhe José Alberto de Carvalho, o pivot que trocou a estação pública pela TVI em 2011.

Alexandra Borges da TVI aparece em terceiro lugar, enquanto o jornalista José Gomes Ferreira da SIC lhe precede. José Rodrigues dos Santos, pivot da RTP, ocupa a quinta posição no ranking da Omnicom, sendo seguido por Manuela Moura Guedes.

Miguel Sousa Tavares está em sétimo lugar, seguido por João Fernando Ramos da RTP. Carlos Vaz Marques, da TSF, está na nona posição, logo acima de Clara de Sousa, uma das caras da SIC. Seguem-lhes nomes como Pedro Pinto (TVI), João Miguel Tavares (Público/TVI), Sandra Felgueiras (RTP) e Joana Latino (SIC).

Quais são os jornalistas mais influentes nas redes sociais?

Aqui, a lista anterior inverte-se. Ricardo Costa, do Expresso, ocupa a primeira posição da lista, sendo seguido por José Manuel Fernandes, do Observador. Clara de Sousa sobe umas posições em relação à outra lista, colocando-se em terceiro lugar na análise às redes sociais.

Carlos Vaz Marques (TSF) está em quarto lugar, enquanto Ricardo Martins Pereira (MAGG/Observador) está em quinto e Nuno Matos (Antena 1) está em sexto.

João Fernando Ramos (RTP) está em sétimo, seguido por Henrique Monteiro (Expresso), Pedro Santos Guerreiro (Expresso) surge em nono e Fernanda Câncio (DN) está em décimo. Seguem-lhes nomes como Manuela Moura Guedes (SIC), José Rodrigues dos Santos (RTP), Daniel Catalão (RTP) e Helena Garrido (RTP/Antena 1).

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