[weglot_switcher]

FC Porto quer eliminar Roma para ganhar 1,7 milhões e chegar aos “oitavos”

De 1,7 milhões para 11 milhões (prémio pago na Liga dos Campeões) vai uma grande distância mas ainda assim, o FC Porto quer manter-se na Liga Europa. Tem melhor avaliação de mercado que o adversário mas a fatura salarial é bem mais baixa que a dos romanos.
Foto: Luís Vieira/Movephoto
13 Fevereiro 2025, 07h00

O FC Porto joga esta quinta-feira (no Estádio do Dragão a partir das 20h00) frente à AS Roma a possibilidade de continuar na Liga Europa, num playoff que vai apurar oito equipas para os oitavos-de-final da competição.

Os dragões são o grande que menos dinheiro recebeu nas provas europeias esta temporada. Os três principais clubes do futebol português encaixaram até ao momento em conjunto 130,4 milhões de euros, com o SL Benfica (62,2 milhões de euros) e Sporting CP (51,8 milhões de euros) através da Liga dos Campeões, enquanto o FC Porto pela participação na Liga Europa recebeu 16,4 milhões de euros.

Já os ‘dragões’ receberam mais de metade do valor (quase 8,7 milhões) fruto da televisão e ranking e o restante em prémios de participação e desportivos. O triunfo sobre o Maccabi Telavive rendeu 450 mil euros, o apuramento para o playoff 300 mil euros o 18.º lugar na classificação da fase de liga mais 984 mil euros. O eventual apuramento para os oitavos de final valerá 1,750 milhões de euros.

Já na Liga Europa, o sorteio ditou que o FC Porto vai ter pela frente a AS Roma. O emblema italiano ocupa a 9ª posição da Serie A e tem um plantel avaliado em 284,5 milhões de euros, em comparação com os 303,1 milhões de euros dos ‘dragões’. Note-se que o emblema romano sofreu recentemente uma ligeira valorização do plantel, sendo que o plantel do FC Porto foi alvo de uma revisão em baixa por parte do site “Transfermarkt”.

Ao nível dos salários pagos, os romanos levam uma vantagem considerável já que têm uma fatura semanal de 1,5 milhões de euros e de 86 milhões de euros por ano. Já o clube português gasta 714 mil euros em salários a nível semanal e ao final do ano, a fatura no Dragão é de 37 milhões de euros.

A primeira mão vai realizar-se esta sexta-feira, na cidade do Porto, enquanto o segundo jogo disputa-se a 20 de fevereiro na capital italiana. Em caso de apuramento para os oitavos-de-final os portistas podem ter pela frente a outra equipa de Roma, a Lazio ou o Athletic Bilbau.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.